O ano de 2023 começa hoje para o Náutico. A reapresentação do clube alvirrubro está marcada para esta manhã, no Centro de Treinamento Wilson Campos. Um reinício que terá pela frente o desafio de remontar o elenco para os desafios do Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro. Neste primeiro momento, contudo, o Timbu ainda não terá todos os reforços à disposição.
“Vamos ter vários jogadores já na reapresentação, fazendo testes e exames, com boa parte dos contratados inseridos. Alguns, porém, chegarão uns dias depois por terem entrado de férias no meio de novembro. Teremos 80% do grupo formado, contando também com os que estão resolvendo suas rescisões nas equipes antigas. Mas não vamos nos reapresentar com o time completo. Dos 29, acredito que teremos 20, 21”, afirmou Rodolpho Moreira, diretor de futebol do Náutico.
De acordo com o dirigente, o Náutico também vai aguardar um pouco mais para fechar o elenco. O intuito é avaliar possíveis negociações durante o início da temporada 2023.
“O mercado está aquecido, mas depois sobra muita gente. Vamos guardar uma margem para trazer mais peças. Se a gente atingir o teto da folha de pagamento antes ou estourar o quantitativo de atletas, não conseguiremos trazer mais jogadores. Temos algumas carências para suprir, mas também há uma dificuldade no mercado por conta da questão financeira”, explicou.
Na busca por reforços, Moreira destacou que recebeu do técnico Dado Cavalcanti uma diretriz do perfil de peças que o profissional deseja para montar o elenco alvirrubro.
“Muitos nomes são oferecidos para a gente, mas não conseguimos trazer alguns por conta da vitrine do Campeonato Paulista. Mas nós temos um filtro de acordo com a caracterização do perfil pedido por Dado. De questões técnicas, físicas e comportamentais. Na figura de volante, por exemplo, você precisa ver se precisa de um mais de contenção ou mais de saída. Também buscamos uma variedade, aumentando o leque de opções no grupo e permitindo variações táticas”, pontuou.
Além de reforços e permanências, o Náutico também deve integrar peças do time sub-20 no elenco principal. “Alguns atletas vão subir, mas isso vai depender do contexto de observação. Se tiver um jogador mais pronto, já chamaremos para nos auxiliar. Outros podem esperar a Copa São Paulo de Futebol Júnior terminar”, detalhou.
Veja também
Copa do Mundo Copa do Mundo Organização Internacional do Trabalho “otimista” sobre acordo com a Fifa para as próximas Copas
Neymar muda de visual para retorno na Copa do Mundo contra Coreia do Sul
Fonte: Folha PE