afoxes-pedem-as-bencaos-dos-orixas-para-o-carnaval-2024

Afoxés pedem as bênçãos dos Orixás para o Carnaval 2024

Ensaio geral das agremiações para a cerimônia Ubuntu acontecerá neste domingo (28) no Pátio de São Pedro. Ialorixás e babalorixás de 29 afoxés conduzem a celebração que pede proteção e paz aos Orixás durante o Carnaval. Pátio de São Pedro também receberá a primeira parte do Encontro de Afoxés, no domingo (04). (Foto: Camila Leão/ Acervo PCR Imagem)

Em uma cidade que celebra as raízes africanas e sua herança cultural, a participação de agremiações no Carnaval cresce, retornando às ruas com a alegria dos terreiros de candomblé. A quinta edição do Ubuntu – Uma consagração ao povo negro, neste ano, reunirá 29 grupos de afoxé, que pede as bênçãos dos Orixás por meio de muita dança, música, beleza, cores e axé. O primeiro ensaio geral acontece no domingo (28), no Pátio de São Pedro, a partir das 17h.

A cerimônia está agendada para a quinta-feira de abertura do Carnaval (08) e terá início às 6h com a preparação do banho de ervas. A concentração dos afoxés será à tarde, seguida pela lavagem da Avenida Rio Branco até o ponto zero da cidade do Recife, convidando os foliões a levarem consigo suas melhores energias, abrindo os caminhos para o Carnaval passar. Ao final do percurso, as agremiações subirão ao palco do Marco Zero, onde cada Afoxé entoará uma música do grupo em reverência aos Orixás, com a participação especial da cantora, mulher negra e candomblecista Mariene de Castro.

O projeto Ubuntu, idealizado e proposto por Dona Carmem Virginia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá e do restaurante Altar Cozinha Ancestral, surgiu em colaboração com integrantes da União dos Afoxés de Pernambuco (AUPE). Dona Carmem Virgínia será a apresentadora do evento, que prestará uma homenagem àqueles que continuam contribuindo ativamente para a causa negra, assim como àqueles que deixaram um legado. Entre os homenageados estão Rose Santos, Fabiano Santos, Jorge Riba, Vera Baroni e Rivaldo Pessoa, em vida, e João de Deus, Mestre Zumbi Bahia, Marta Almeida, Arnaldo Vicente, Geovânia Moura, Carlotinha de Oxum e Mãe Carmelita, in memoriam.

Ubuntu – Simbolicamente, o caminho da Av. Rio Branco até o Marco Zero passa por um ritual de purificação com um banho de ervas chamado amaci (omíeró). A cerimônia, que tem início às 6h do dia da abertura do Carnaval (08 de fevereiro), envolve a preparação do amaci, composto por água misturada com ewé (folhas sagradas), feita pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés que conduzem conjuntamente todo o ritual. A preparação conjunta ocorre no Núcleo Afro, localizado no Pátio de São Pedro. Às 15h, os afoxés se reúnem para um cortejo pela Avenida Rio Branco até o Marco Zero, às 15h30, realizando a lavagem, pedindo proteção e distribuindo bênçãos. Das 16h às 17h30, cada afoxé se apresenta no palco do Marco Zero, entoando uma música em reverência aos Orixás.

O afoxé representa o candomblé nas ruas, enquanto o ijexá engloba os tambores e toques específicos dedicados a cada Orixá, acompanhados por vozes e dança. O Ubuntu reúne todas essas expressões no cair do sol, num espetáculo cheio de ritmos, cores, fé e tradição. Um convite para celebrar a vida e a cultura negra junto com outra grande apresentação, o Tumaraca, que acontece no palco do Marco Zero.

Pátio de São Pedro também terá Encontro de Afoxés no domingo (04) – As agremiações que representam o candomblé na rua irão se reunir no Pátio de São Pedro, nos dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro. No dia 28 de janeiro, ocorre o ensaio para o Ubuntu, cerimônia que abençoa o Carnaval e que acontece no dia 08 de fevereiro, na quinta-feira de abertura do Carnaval 2024. No dia 04, ocorre a primeira parte do Encontro de Afoxés com 20 agremiações, no Pátio de São Pedro. Já a segunda parte do Encontro de Afoxés ocorre tradicionalmente no Pátio do Terço – o epicentro da liturgia da ancestralidade negra do Carnaval, onde também acontecem a Noite dos Tambores Silenciosos e o encontro dos Blocos de Samba-reggae – e contará com a participação das outras 09 agremiações no domingo de Carnaval, que, este ano, ocorre em 11 de fevereiro.





Serviço:

Ubuntu – Ensaio Geral – 29 Afoxés

Data: 28 de janeiro (domingo)

Local: Pátio de São Pedro

Horário: 17h

Lista por ordem de antiguidade dos Afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxé Aganjú Aséobà, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.





Encontro de Afoxés – 1ª Parte – 20 Afoxés

Data: 04 de Fevereiro (domingo)

Local: Pátio de São Pedro

Horário: 17h



Lista por ordem de antiguidade dos Afoxés: Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxe Aganjú Aséobà.



Ubuntu – Lavagem do Passeio Rio Branco – 29 Afoxés

Quando: 08 de fevereiro (quinta-feira)

Amaci – Preparo das Ervas – Núcleo Afro no Pátio de São Pedro – 6h

Onde: Passeio Rio Branco (Bairro do Recife)

Concentração dos afoxés: 15h

Saída do cortejo e lavagem da Rio Branco: 15h30

Apresentações dos Afoxés no Palco do Marco Zero: 16h às 17h30

Lista por ordem de antiguidade dos Afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxé Aganjú Aséobà, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.





Encontro de Afoxés – 2ª Parte – 09 Afoxés

Data: 11 de Fevereiro (domingo)

Local: Pátio do Terço

Horário: 19h



Lista por ordem de antiguidade dos Afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.



About Redação

Veja também

prefeitura-do-recife-anuncia-expansao-de-escolas-em-tempo-integral

Prefeitura do Recife anuncia expansão de escolas em Tempo Integral

Com a ampliação, Rede Municipal de Ensino do Recife contará com 50% das escolas de …