As unidades de saúde de todas as regionais de Jaboatão dos Guararapes promovem ao longo deste mês uma série de ações para o Novembro Azul, mês da conscientização do câncer de próstata.
A campanha é promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e contará com palestras, rodas de conversa e mutirões de exames, com o intuito de tirar dúvidas a respeito de doenças masculinas, como os cânceres de próstata e pênis, além de desmistificar seus tratamentos.
Nesta quarta-feira (9), a unidade de saúde da família, ESF Nova Descoberta, que fica no bairro da Muribeca, vai promover mutirão de exames de sangue PSA para o identificar o câncer de próstata. A atividade começa às 17h e vai até às 20h.
No dia 30 do mesmo mês, a unidade de atenção básica UBT Maria de Souza Ramos, localizada no UR-06, bairro do Zumbi do Pacheco, recebe ação especial para atender homens de todo o município. Entre as 16h e 20h, o público poderá contar com serviços como atendimento clínico e odontológico, teste rápido de IST’s e atualização dos cartões de vacina e SUS. Além disso, os pacientes também terão direito ao corte de cabelo e um coffee break.
Novembro Azul
A campanha do Novembro Azul começou na Austrália, no ano de 2003, chegando ao Brasil em 2008. O objetivo principal é gerar conversas, sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.
“Infelizmente ainda existem muitos homens que não têm o hábito de ir ao médico e cuidar da saúde. Além disso, quando se fala no exame de próstata, o preconceito ainda é muito grande. É de suma importância mudar esse cenário. Só com uma profilaxia eficiente é possível conter o câncer”, afirma a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa.
Veja também
Piedade euaAssaltantes tentam fugir da polícia, batem carro em poste e terminam presos em Jaboatão
Esperança da “onda vermelha” republicana não se concretiza nas eleições de meio de mandato
Você precisa fazer login para comentar.