abertura-da-programacao-do-mes-do-meio-ambiente-conta-com-palestra-sobre-poluicao-plastica,-exposicao-e-debates

Abertura da programação do Mês do Meio Ambiente conta com palestra sobre poluição plástica, exposição e debates

Atividades gratuitas serão oferecidas pela Prefeitura do Recife ao longo de junho (Foto: Divulgação/SMAS)

Com o objetivo de informar, sensibilizar, promover e envolver a sociedade em ações a favor da conservação ambiental e do combate à poluição plástica, a Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a abertura das comemorações relativas à data. A solenidade aconteceu no Forte das Cinco Pontas e contou com a participação do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), Oscar Barreto; de Maria Monteiro, do grupo de Mães Criativas de Brasília Teimosa; Major Farias, da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA); Felipe Cury, secretário-executivo de Habitação; representantes do Movimento Nacional De Luta Pela Moradia (OLMT), do Movimento Popular pela moradia Digna (MPMD) e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), dentre outros convidados da sociedade. Alunos das escolas municipais Pedro Augusto e Nadir Colaço também marcaram presença no evento. O tema da programação seguirá o indicado pela ONU: “soluções para a poluição plástica”, com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica. 

A abertura contou com a palestra   do projeto de extensão do Laboratório Misto Internacional Tapioca (LMI-TAPIOCA) da  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que teve como tema: “Desafios e soluções: o papel dos diferentes atores no controle à poluição plástica”.  Na ocasião, abordaram o problema da contaminação plástica e das suas consequências ecológicas.  E também do envolvimento de vários atores nas soluções para enfrentar esse problema.  A palestra foi conduzida pelos professores Guilherme Ferreira e Latifa Pelage. 

“Nós temos muita dificuldade de mudar nosso  padrão de vida, é muito fácil falar para diminuir o consumo de sacola plástica, mas na prática é bastante complicado de implementar. Nesse âmbito que estamos vivendo, frisamos a importância de conversar com as crianças e adolescentes, pois é muito mais fácil de impulsionar esse pensamento de sensibilidade a respeito do consumo do plástico com os pequenos e com isso mudar os hábitos” disse Guilherme Ferreira.

A estudante da escola Nadir Colaço, Clara Castilho, de 14 anos, destacou o papel de cada cidadão para um futuro mais sustentável. “É importante que cada um faça sua parte para a gente mudar essa realidade, se cada um fizer um pouquinho o meio ambiente agradece. Vamos tentar separar o lixo, consumir menos plástico e ficar atentos às questões do meio ambiente”, comentou a estudante Clara.

A programação teve ainda  uma  exposição de artesanato com material plástico da colônia de pescadores e catadores do grupo de Mães Criativas de Brasília Teimosa. “Nós do Clube Mães Criativas trabalhamos em prol do social. Nós capacitamos muita gente de Brasília Teimosa para atuar nesse setor, pois as nossas obras de artes são reaproveitadas de produtos de reciclagem. Coloquem uma coisa na cabeça: não é lixo! São resíduos sólidos que a gente pode reaproveitar e fazer obra de arte para embelezar sua casa, seu escritório, seu local de trabalho e tudo que você pode imaginar. Cada um mais bonito que o outro”,  disse Maria Monteiro, coordenadora do Clube Mães Criativas há 38 anos. 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Oscar Barreto, enfatiza o papel da sociedade para transformar a relação com o meio ambiente.  “Respeitar, debater e pensar no meio ambiente é discutir o futuro. O planeta tem sentido os reflexos dos seres humanos cada vez mais. É nosso papel estar engajado com o assunto, debatendo, ouvindo, propondo e realizando ações para um desenvolvimento sustentável, gerando assim transformações na relação entre a sociedade e o meio ambiente”, destacou o secretário Oscar Barreto. 

A abertura marcou o início das diversas atividades que serão realizadas ao longo do mês de  junho envolvendo a sociedade com palestras, oficinas, apresentações culturais e demais ações em comunidades e equipamentos ambientais.  

Na quarta-feira (14)  a programação continua com a palestra: “Educação ambiental com jogos – Da teoria à prática”, que acontecerá às 14h na Unicap, bloco G1, auditório 510.  A atividade vai abordar a criação de jogos digitais educacionais,com foco na educação ambiental.

Já no dia 20 de junho, acontecerão três palestras no Museu do Forte das Cinco Pontas. A primeira, terá como tema “Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico”, Nesta palestra será apresentado como o Setor de Sustentabilidade da Secretaria de Educação do Recife tem contribuído para mitigar os impactos ambientais causados pelos resíduos. Já a segunda, será a palestra “Plástico Precioso”, que vai abordar o  O projeto Plástico Precioso que tem como objetivo a geração de renda e capacitação profissional dos moradores da Comunidade do Pilar, ao mesmo tempo que contribui para a criação de um mundo mais sustentável. Outra opção será a Palestra: “Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade”, que vai apresentar sobre a produção/criação de recursos didáticos de geometria e/ou artes que utilizem meios de aproveitamento de plástico já utilizado como forma de mitigar o danos ambientais do lixo provocado por esse produto petrolífero. No mesmo dia também vai acontecer a oficina  de Produção de Carteiras com Tecido Plástico, que vai  ensinar a produzir carteiras com sacolas de supermercado que iriam ser descartadas. Paralelo a essas atividades, ao longo da manhã também terão duas exposições: Exposição de produtos do Projeto Plástico Precioso e Exposição de Móveis e Jogos Sustentáveis. 

Além disso, serão realizadas atividades educativas em alguns bairros do entorno das Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), envolvendo instituições locais e atividades diversas de arte educação.

O Jardim Botânico do Recife (JBR) também estará promovendo ações para celebrar o mês do Meio Ambiente. O equipamento ambiental vai oferecer aos seus visitantes atividades a partir do dia 09 de junho. O espaço funciona de terça a domingo, das 09h às 15h, com todas as atividades gratuitas.  O  EcoNúcleo do Parque da Jaqueira também oferecerá programação especial, refletindo sobre o uso do plástico na sociedade. Nos finais de semana de junho, das 09h às 16h, serão realizadas atividades como:  esquete teatral, oficina de palhaçaria e conversa sustentável com ventríloquo. 

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira (7) 

Hora: 09h às 12h  e 14h às 17h

Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n – São José)

09h/14h- Palestra e Exposição – Palestra e exposição – Tubarões, do Núcleo de Educação Ambiental Prof. Fábio Hazin (NEA).

Palestrantes: Mariana Azevêdo 

Quarta-feira (14)  

Hora: 14h às 17h

Local: UNICAP- BLOCO G1 

Palestra: Aprendizagem Baseada em jogos. Educação Ambiental com Jogos – Da Teoria à Prática 

Palestrante: Daniel Nipo

Terça-feira (20) 

Hora: 09h às 12h 

Local: Museu do Forte das Cinco Pontas ( Praça das Cinco Pontas, s/n – São José)

09h-Palestra: Brincando com os ODS’s e Ressignificando o Plástico

Palestrante: Djanice Leonardo

09h30- Oficina de Produção de Carteiras com Tecido Plástico

Responsáveis: Letícia Teixeira, Maria Clara

10h -Palestra Plástico Precioso

Palestrante: Letícia Teixeira

10h30 -Palestra: Minimizando os Impactos do Plástico e Promovendo a Educação com Acessibilidade

11h – Palestrantes: Sandra Melo, Moises Coelho, Túlio Seabra, Iving Leonardo, Deleon Buarque, Tássio Melo, David Gadelha

Exposições de Móveis e Jogos Sustentáveis/ de produtos do Projeto Plástico Precioso/ Clube de Mães Mulheres Criativas e Cooperativa dos Catadores

About Redação

Veja também

4ª edição da ExpoAgro Nordeste movimenta mercado e impulsiona agronegócio da região

De 21 a 29 de setembro, acontece no Parque de Exposição do Cordeiro, a 4ª …