A contagem regressiva acabou. De hoje até o dia 18 de dezembro, o Catar vai respirar futebol. O esporte mais popular do mundo, no evento de sua maior magnitude, aporta pela primeira vez no Oriente Médio. A história já foi feita, mas com outros capítulos a serem atualizados. Uma hora antes do início do primeiro jogo da Copa do Mundo de 2022, entre os anfitriões e o Equador, às 13h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt, em Al Khor, bilhões de pessoas acompanharão a cerimônia de abertura, com performances musicais e culturais que antecederão o que os outros artistas, os da bola, farão nos próximos dias.
A estrela de Bollywood, Nora Fatehi, e o cantor americano Lil Baby devem cantar o hino oficial do evento: “The World Is Yours To Take”. Outras atrações cogitadas são as do artista nigeriano Kizz Daniel, da banda norte-americana Black Eyed Peas e do grupo BTS, da Coreia do Sul. A TV Globo, o GloboPlay e o Sportv transmitem ao vivo a cerimônia.
Curiosidades do palco
O Al Bayt é o segundo maior estádio construído para a Copa, com capacidade para 60 mil espectadores e espaço interno climatizado. A arquitetura tem formato de tendas, com inspiração nas habitações usadas por povos nômades na região do Golfo.
O local tem 96 camarotes, com quartos com vista para o gramado. Após o término da competição, o estádio se transformará em um hotel de luxo. Além da abertura e do jogo de estreia, o Al Bay receberá outra oito partidas da Copa, incluindo um duelo das quartas de final e outro da semifinal.
Estreando em Copas, o Catar tem como meta ao menos chegar ao mata-mata do mundial. A seleção tem como destaques os atacantes Akram Afif, que atua pelo Al-Sadd, e Almoez Ali, artilheiro e melhor jogador da Ásia em 2019, ano em que o país venceu a Copa do continente. Além do Equador, os cataris enfrentarão Senegal e Holanda na primeira fase, pelo Grupo A.
Já a seleção comandada por Gustavo Alfaro chega, ao lado da Holanda, como uma das candidatas para avançar ao mata-mata. O Equador tem um time agressivo sem bola, que marca em cima.
Uma referência que serviu para moldar o estilo de jogo do Equador foi a equipe do Independiente Del Valle As principais promessas equatorianas foram formadas no clube. Casos do meia Moisés Caicedo, do Brighton/ING, do zagueiro Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen/ALE, e de Plata, hoje no Valladolid/ESP.
Veja também
Futebol COPA DO CATARCatar e Equador abrem a Copa do Mundo de 2022
Multidão recepciona Brasil em Doha e emocional é a aposta para ‘merecer vencer’
Fonte: Folha PE