- Tom Gerken
- Da equipe de tecnologia
Um hacker pode assumir o controle total do seu dispositivo Apple se ele tiver sido afetado por uma falha de segurança recente, dizem especialistas do setor.
Para corrigir o problema, que pode ter sido “explorado ativamente” por hackers, a Apple lançou uma nova atualização.
A violação de segurança pode afetar iPhone, iPad e Mac. De acordo com a empresa, o novo software “fornece atualizações de segurança importantes e é recomendado para todos os usuários”.
A atualização está disponível para iPhone 6 e posteriores, iPad Pro, iPad Air 2 e posteriores e iPad 5ª geração e posteriores.
Ela também pode ser baixado em edições posteriores para iPad mini 4 e iPod touch 7ª geração. Os usuários de Mac que executam o sistema operacional macOS Monterey também são incentivados a atualizar.
A Apple disse que hackers usaram a falha para se infiltrar no WebKit, o mecanismo que alimenta o Safari, o navegador de internet do fabricante. A empresa afirma que hackers podem usar a falha se o usuário acessar “conteúdo da web maliciosamente criado”.
Até o momento, não houve relatos confirmados de casos específicos em que a falha de segurança tenha sido usada contra pessoas ou dispositivos.
Análise de Joe Tidy, repórter de tecnologia
As atualizações de software são uma parte rotineira (e às vezes irritante) de nossas vidas modernas de tecnologia, mas essa atualização não deve ser ignorada.
O mundo da segurança cibernética está preocupado com o potencial que os hackers podem ganhar se atacarem um dispositivo vulnerável a essa violação.
Portanto, é importante verificar as configurações dos dispositivos Apple.
Ou melhor ainda: ter as atualizações automáticas ativadas.
Para a grande maioria dos usuários, não há motivo para pânico. Até agora, não há indícios de que hackers tenham usado a falha para lançar ataques maciços contra o público em geral.
Também deve ser dito que o clamor da mídia social sobre a atualização de segurança é possivelmente exagerado.
A Apple lançou atualizações de segurança de emergência semelhantes ao longo do ano, mais recentemente em março, sem muito alarde ou pânico.
A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário enviado pela reportagem.
De acordo com sua página de atualização de segurança: “A Apple não divulga, discute ou confirma problemas de segurança até que uma investigação seja conduzida e lançamentos estejam disponíveis”.
Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62621023
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Você precisa fazer login para comentar.