O encontro foi efetivo para a análise e projeção de ações para o desenvolvimento da educação municipal
Publicado por: Redação da Secom, em: 17/03/22 às 8:39
Por Aline Beltrão
Com o objetivo de apresentar e analisar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE) 2021, a Secretaria de Educação de Olinda recebeu a equipe de gestão da Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte – GRE Metro Norte para uma “Conversa com a Gerência”. Além de uma observação mais detalhada sobre os resultados do SAEPE, tanto no que diz respeito à proficiência, quanto à participação dos estudantes da Rede Municipal de Olinda, também foi realizado um intercâmbio de ações bem-sucedidas para intensificarmos cada vez mais a elevação dos indicadores educacionais do município de Olinda.
Durante a “Conversa com a Gerência” que analisou o desempenho das escolas do Município de Olinda no SAEPE 2021, chamou a atenção do gerente da GRE Metro Norte, o desempenho da Escola Municipal Professor Hélio Ferreira Maia. Na sua fala, o professor Saulo ressaltou que caberia um estudo sobre a elevação do desempenho da escola no SAEPE, tendo em vista que este ocorreu em um período pandêmico, considerando também os baixos índices em edições anteriores. Sobre esta pauta, a Secretária Municipal de Educação destacou que em 2021 fez uma orientação para toda a equipe técnica da Secretaria de Educação acompanhar pedagogicamente as escolas da Rede Municipal.
A professora Edilene Soares também relatou que, especificamente esta unidade de ensino, recebia sua vista uma vez por semana, acompanhando a frequência dos estudantes e sugerindo estratégias didático-pedagógicas a serem realizadas com os diversos níveis de aprendizagem dos estudantes. Dentre essas estratégias, a direção da escola construiu um plano de intervenção, engajando vice gestão, secretária escolar e coordenadora pedagógica, a fim de intensificar as atividades de alfabetização e letramento através de um reforço escolar oferecido no contraturno.
Este slideshow necessita de JavaScript.