a-boba-tem-temporada-popular-no-recife

A Boba tem temporada popular no Recife

Espetáculo reúne palhaçaria, máscara expressiva, magia, malabares e bambolê? (Foto: Camila Silva/ Divulgação)


Imagine acompanhar as várias vidas de uma palhaça, sua jornada em busca do que lhe falta, os desafios que encontra pelo caminho, os processos de aprendizagem e os ensinamentos. Isto é o que propõe o espetáculo A BOBA: UMA JORNADA, com Luíza Fontes, a palhaça Gardênia, que faz temporada popular no Recife com quatro apresentações gratuitas nos quatro cantos do Recife para não deixar ninguém de fora. Várzea, Boa Viagem, Macaxeira e Jaqueira estão no roteiro. A estreia é neste final de semana com duas apresentações: sábado, dia 4, às 16h, no Parque Urbano da Macaxeira e no domingo (05), também às 16h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Ambas apresentações são gratuitas e com acessibilidade em Libras. 

Em A BOBA: UMA JORNADA, Luiza Fontes leva à cena técnicas de palhaçaria, máscara expressiva, teatro, magia cômica, malabares de contato e bambolê, preparação que contou com a direção de artistas pernambucanos com expertise em cada uma das modalidades. Na Direção Geral, a multiartista Odília Nunes, na Direção de Comicidade, o palhaço e ator Marcelo de Oliveira, o mágico Rapha Santa Cruz assina a consultoria em Magia Cômica, e na Direção de Arte, a atriz, palhaça e modelo Fabiana Pirro. Cláudio Rabeca assina a trilha sonora original. 

O espetáculo A BOBA: UMA JORNADA foi contemplado no edital 2021/2022 do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC) por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife. E também é um dos cinco ganhadores da 1ª edição do Prêmio Nacional Sesc de Artes Cênicas em 2021. Na semana que vem as apresentações serão na Feirinha Agroecológica da Várzea, sábado (11), às 9h, e no Parque da Jaqueira, domingo (12), às 9h.

Sinopse – O encontro de Gardênia com os espectadores se inicia quando a palhaça acorda sem saber onde está e decide contar sua história para o público. Em sua jornada, Gardênia passa por três vidas: uma como curandeira, uma como professora e outra como guerreira. Em cada uma dessas vidas, Gardênia vence desafios necessários para sua evolução, enquanto compartilha com os espectadores seus processos de aprendizagem e ensinamento. Ao final do espetáculo, a palhaça se encontra com o que havia saído para procurar ao início de sua jornada: o encontro e a celebração com o público.  

Palhaça Gardênia – A figura por trás (e por dentro) da atriz, palhaça, contadora de histórias e arte-educadora Luíza Fontes. Bacharela em Teatro pela UFMG, Luíza atua profissionalmente desde 2008 e tem no currículo diversos espetáculos de circo e teatro, tendo participado de vários grupos e coletivos, Duas Companhias (PE), Instituto HAHAHA, Coletivo Calcinha de Palhaça e Cabaré Divinas Tetas (MG). Atualmente, produz e atua no Cabaré dos Sonhos e integra o elenco da ONG Palhaços sem Fronteiras.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …