prefeitura-do-recife-promove-brincadeiras-e-diversas-atividades-na-semana-do-brincar-2021

Prefeitura do Recife promove brincadeiras e diversas atividades na Semana do Brincar 2021

A 6ª edição da Semana do Brincar será realizada de 18 a 22 de outubro em diversos pontos da cidade. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

Com o tema: “O Brincar: Inclusão e Construção que Acolhem as Diferenças”, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD) realiza a 6ª edição da Semana do Brincar, que este ano será realizada de 18 a 22 de outubro. Na programação constam apresentações de artistas nos Parques da Macaxeira e de Santana e ainda brincadeiras para o público infantil e oficinas para crianças e adolescentes.

A Semana Municipal do Brincar do Recife tem por objetivo a valorização do brincar na vida das crianças, o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância e o resgate de brincadeiras tradicionais como forma de preservação e recriação do patrimônio lúdico da sociedade. 

Na próxima segunda-feira (18), das 14h às 16h, haverá atividade com Thânya Tulmuto e a Turma da Xuxa, no Parque da Macaxeira, no bairro da Macaxeira e, nesse dia, não vai faltar música, dança e brincadeiras para o público infantil. Já no dia 21, no Parque Santana, em Casa Forte, as atrações serão a Fada Magrinha e Tio Bruninho, que também se apresentam das 14h às 16h.

As palestras, jogos, oficinas de brinquedos e brincadeiras também acontecerão ao longo da semana em diversos pontos da cidade como o Compaz Ariano Suassuna, Compaz Miguel Arraes, Compaz Dom Helder, escolas municipais e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), localizados em diferentes bairros do Recife. 

Nesta edição, as ações serão desenvolvidas diretamente pelas Secretarias de Saúde (através do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes (CERCCA) e Programa Mãe Coruja Recife); Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (através das Secretarias Executivas de Assistência Social e Direitos Humanos); Secretaria de Educação, em especial, com a Secretaria Executiva da Primeira Infância; e, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã (através dos Compaz).

De acordo com Elizabete Godinho, secretária-executiva de Direitos Humanos, o desenvolvimento de diversas ações em relação à temática do brincar já ocorre, ao longo do ano, por parte da SDSDHJPD, através da Gerência da Criança e Adolescente (GCA), porém, de modo especial, a Semana do Brincar Municipal contribui para maior visibilidade da importância da garantia do direito ao brincar, enquanto parte central para o desenvolvimento infantil, quando se trata de crianças e adolescentes, envolvendo também outras secretarias municipais.

“Considerando a importância do estímulo ao brincar de todas as crianças e adolescentes, de forma inclusiva, a Prefeitura do Recife está estimulando competências muito importantes do ser humano, desenvolvidas a partir de habilidades relacionais, em contato com outras crianças, adolescentes e adultos, que contribuem para a formação de uma sociedade mais saudável e feliz, em nossa cidade”, afirma Elizabete, reforçando que as brincadeiras e atividades lúdicas dessa natureza favorecem o estabelecimento de vínculos afetivos, promovendo a amizade, o amor e a felicidade e, consequentemente, a saúde mental infantojuvenil e parental.

Elizabete Godinho ainda enfatiza que, desde que foi instituída a Semana Municipal do Brincar do Recife, comemorada anualmente na terceira semana do mês de outubro, por meio da Lei Municipal n.º 18.445/2017, mais secretarias se envolvem nas ações e o objetivo é ampliar tais iniciativas para que outras secretarias do município também desenvolvam atividades, diretamente, na Semana do Brincar.

Confira aqui a programação da Semana do Brincar

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …