Localizada em Santo Amaro, unidade é voltada para adolescentes e jovens, que apresentam sofrimento psíquico e/ou transtorno mental grave e persistente (Foto: Edson Holanda)
A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (28), a requalificação completa do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Luiz Cerqueira, localizado na rua Álvares de Azevedo, 80, em Santo Amaro. A unidade é voltada para adolescentes e jovens entre 12 anos completos até 18 incompletos, de ambos os sexos, que apresentem sofrimento psíquico e/ou transtorno mental grave e persistente, decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas. As intervenções, fruto de um investimento de R$ 1.090.000 do Programa Recife Cuida, foram feitas para proporcionar mais conforto e sentimento de pertencimento aos 133 usuários cadastrados na unidade. A reinauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
“Nos próximos sete dias, iremos fazer a entrega de cinco CAPS e esse é o primeiro deles. Hoje, estamos entregando, aqui em Santo Amaro, o CAPS Luiz Cerqueira completamente requalificado, que terá atendimento específico para o público infantojuvenil, acolhendo jovens entre doze e dezessete anos. Importante dizer que a unidade funcionará 24h por dia e fará atendimento de pessoas que estão em situação de crise. Será um espaço com estrutura adequada para esse tipo de acolhimento. Teremos leitos de retaguarda, equipe especializada e multidisciplinar, além de farmácia para a dispensação de medicamentos específicos. Então, a unidade conta com uma infraestrutura de primeira, com mais de um milhão de reais investidos, que atenderá não apenas a área de Santo Amaro, mas toda a cidade, levando cuidado para quem precisa”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos.
Embora seja voltado para os recifenses residentes em quatro Distritos Sanitários (DS I, II, III e VII), o Caps-AD Luiz Cerqueira beneficia, de um modo em geral, todo o município, uma vez que é o único que funciona 24 horas na capital pernambucana, com foco neste público mais jovem. “Além da climatização geral, toda a iluminação foi trocada, garantindo mais segurança; as paredes foram pintadas coloridas, dando um toque mais jovial, e até os móveis são diferenciados, mais atrativos para eles. É uma ambiência nova, cuidada nos mínimos detalhes, e que reflete, de certa forma, na oferta terapêutica, pois proporciona melhores condições de trabalho para os profissionais”, afirmou a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque.
A equipe que atua no local é multidisciplinar, formada por psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, médico psiquiatra, enfermeiro e técnico em enfermagem. Além do atendimento na unidade, sem necessidade de agendamento, e com seis leitos de retaguarda noturnos em saúde mental (para internação de curta duração), o Caps-AD Luiz Cerqueira também trabalha com ações de redução de danos para o território do Distrito Sanitário I, com oferta de insumos e orientações sobre uso e abuso de substâncias lícitas e ilícitas.
A reforma teve início em março de 2023 e a execução da parte de engenharia foi pensada para causar o mínimo de mudança possível na rotina de atendimento, por isso, os serviços não foram suspensos ou transferidos. A requalificação incluiu substituição de coberta, revestimento cerâmico, instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, substituição de esquadrias de janelas e portas, além de adequação às normas de acessibilidade.
ATENDIMENTO – Recifenses podem procurar os Caps de forma espontânea ou por encaminhamento de uma unidade da Atenção Básica. A lista com as 17 unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo.
RECIFE CUIDA – O investimento na requalificação do Caps Luiz Cerqueira é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até o final deste ano. Desde 2021, 356 intervenções de engenharia, a exemplo de requalificações e manutenções gerais, foram feitas em unidades da rede de saúde do Recife. Entre as unidades novas entregues pela atual gestão, estão a UPAE Doutor Cyro de Andrade Lima, na Mustardinha, e a USF Mais Encanta Moça Doutor Guilherme Robalinho, no Pina, e um Centro TEA na UPA-E do Ibura.
Você precisa fazer login para comentar.