Além da artista, outras 21 atrações embalarão a festa desta segunda-feira (24), na Rio Branco e no Sítio Trindade, onde a programação será caprichada também para a criançada, com arrasta-pezinho animado, a partir das 15h (Foto: Andrea Rego Barros/ArquivoPCR)
Nesta segunda-feira (24) do padroeiro do forró, que inicia a terceira e derradeira semana dos festejos juninos preparados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Elba Ramalho e mais 21 atrações sobem aos palcos do Sítio Trindade e da Rio Branco para confirmar e sacramentar na posteridade junina e nordestina com quanta tradição, resistência e alegria se celebra o São João mais autêntico de todos.
Na Rio Branco, o Trio Fuxico tempera o almoço com uma apresentação volante, já a partir do meio dia. A programação segue, das 14h até 22h, com apresentações de quadrilhas e atrações como Bellas Marias, Isadora Melo e Grupo Regente Joaquim.
No Sítio Trindade, a festa começa celebrando o futuro das tradições juninas, num arrasta-pezinho animado pela Quadrilha Mirim Evolução, Carol Levy, Mini Rock e Tintim por Tintim, a partir das 15h, no Pavilhão das Quadrilhas. A partir das 17h, começa a programação também no palco principal e na Sala de Reboco. Além de Elba, que encerra a festa, comandarão o balancê atrações como Trio 100% Mulher, Savinho do Acordeon, Ciranda Dengosa, Sarah Leandro, Anastácia e Daniel Gonzaga.
De ontem – Véspera de São João, o domingo (23) foi de muita animação nos polos descentralizados do Recife. A programação junina, escolhida com participação popular, contemplou muita música popular nordestina, apresentações culturais e infantis nos bairros das Graças, Campo Grande, Cordeiro, Barro, Lagoa do Araçá e Totó. No próximo dias 28 e 29, a festa montada pela Prefeitura do Recife tira para dançar os bairros de Brasília Teimosa, Vila Tamandaré, Bongi, Ibura e Poço da Panela.
Para alegrar a criançada e com foco na programação infantil, a animação começou cedo no Parque das Graças, na Zona Norte da Cidade. No início da tarde, a trupe Doutores da Alegria arrancou muitas gargalhadas do público com o espetáculo “Presepada de São João”, que trouxe os tradicionais personagens do casamento junino. Com a participação de filhos e netos do rabequeiro Mestre Salu, o espetáculo Família Salustiano e a Rabeca Encantada também fez parte da programação. Ainda pela tarde, os pequenos curtiram o show Arraialzinho da Fada Magrinha.
Moradora do bairro das Graças, a professora Vita Mongiovi foi contemplar o São João com a família e sua filha, a pequena Flora, de um ano. “A festa está linda, colorida, animada. Uma programação infantil, mas ao mesmo tempo voltada para todas as idades. Enquanto as crianças curtem, os pais podem aproveitar também”, comentou. Com apresentação marcada para o início da noite, o grupo Forró Escaletado animou os casais que dançaram ao som do autêntico forró pé de serra. O polo Parque das Graças também foi palco de muito xote, baião e forró com o show Xote Delas, da artista Mônica Feijó, encerrando a noite.
Uma das mais tradicionais manifestações culturais, o cavalo marinho, típico da Zona da Mata, também encantou o público no polo do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Crianças e adultos assistiram à apresentação do grupo cultural Cavalo Marinho Boi da Luz, de Olinda, que une música, dança e encenações. Vilma Cristina, moradora do bairro, elogiou a iniciativa dos polos descentralizados do São João do Recife. “É muito bom assistir aos shows perto de casa porque nem todos podem se deslocar. Eu tomo conta da minha mãe, que precisa dos meus cuidados, e assim, eu não me afasto muito dela. Fico aqui na frente, curto meu São João com meus filhos e a família reunida”, disse Vilma.
A programação do polo do Cordeiro seguiu com a cantora e compositora Rosana Simpson, PV Calado, e muito frevo sanfonado com Dudu do Acordeon. Os artistas Benil, Igor Bacelar e Alex Junior fecharam a noite com forró pé de serra, xote, além de rap e trap no ritmo do forró.
A animação também tomou conta do Polo Campo Grande, com apresentação da Orquestra de Bolso, no início da tarde, seguida da banda Som do Amor, e Nonô Germano. “O São João é a melhor época do ano e fiquei muito feliz quando soube que teríamos esse polo aqui, contemplando os moradores do bairro. É legal porque a gente encontra os amigos, os vizinhos, os frequentadores do bairro e me sinto mais segura”, disse a autônoma, Anita Ferraz. Encerraram a noite a Banda Shampoo, a cantora Dayanne e o cantor Condinho.
A programação completa da festa, que segue até o próximo dia 30, está disponível no site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.