O vereador de Jaboatão dos Guararapes Enéas Marcelo afirma que são inverídicas as informações disseminadas pelo candidato a prefeito Elias Gomes (PT) nas mídias sociais sobre programas de provimentos médicos federais.
Em vídeo divulgado, Elias afirma que a gestão atual não se inscreveu no Programa Mais Médicos e que isso “é um crime”. Contudo, o município participa do programa.
“Crime é espalhar fake news para a população. Jaboatão participa de dois programas federais, com 61 profissionais, sendo 51 no Mais Médicos para o Brasil e 10 no Médicos pelo Brasil. E mais que isso: aderiu também ao programa federal Mais Acesso a Especialistas, que se encontra em fase de elaboração do Plano Regional”, afirma o vereador.
“O prefeito Mano Medeiros sabe muito bem o quanto é importante cuidar da saúde da população, por isso no mês de julho Jaboatão terá mais três médicos do programa Mais Médicos para o Brasil, além da publicação de seleção simplificada que inclui médico de saúde da família e especialistas, enquanto o concurso público em andamento (e que contempla várias categorias da saúde) não finaliza suas etapas”, diz Enéas.
O parlamentar destaca ainda que a finalidade do Mais Médicos para o Brasil e Médicos pelo Brasil não é de oferecer médicos especialistas (cardiologista, ginecologista e outros), como foi veiculado na mídia, e sim para a Atenção Primária de Saúde, a qual é composta por médicos clínicos ou especializados em Medicina da Família e Comunidade, conforme previsto na PNAB 2017 (Portaria nº 2.436, de 21 setembro de 2017). “Dito isto, fica claro que Elias Gomes mente para o povo, só pode ser desespero”, fala.