prefeitura-do-recife-inaugura-novo-cras-dois-irmaos

Prefeitura do Recife inaugura novo CRAS Dois Irmãos

Com 427 m², o novo CRAS do bairro funciona agora na Rua Coronel Silvestre Bastos, 20, perto do viaduto de Dois Irmãos

Os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dois Irmãos e os trabalhadores da casa contam agora com um ambiente amplo, bem estruturado e acolhedor. Na tarde desta quarta-feira (29), foi inaugurado o novo CRAS Dois Irmãos, que agora funciona na Rua Coronel Silvestre Bastos, no bairro de mesmo nome, próximo ao viaduto. O ambiente conta com 427 m² para a realização das atividades de assistência social, enquanto a unidade anterior tinha 118 m².

São 3 salas multiuso (para reuniões e atividades em grupo), 2 salas para atendimentos particularizados, 1 sala para a equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), 1 sala para a equipe de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para a de Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), 1 sala de coordenação e administração, 1 copa, 1 despensa, 1 hall e 5 banheiros no local. Na equipe do CRAS Dois Irmãos, atuam 3 assistentes sociais, 2 arte-educadores, 2 educadores sociais, 2 agentes administrativos e 3 agentes sociais que trabalham exclusivamente com o Cadastro Único, 1 porteiro e 1 auxiliar de serviços gerais.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, cada CRAS acompanha cerca de mil famílias, ao longo de um ano, em projetos diversos. “A ideia é humanizar o atendimento, tanto para o usuário, mas também para o servidor. Agora a gente tem atendimento em salas de atendimento particularizado, tem salas de convivência também. O CRAS Dois Irmãos oferece uma sala específica para cada equipe técnica. Então, a gente está qualificando o serviço para melhorar o atendimento ao usuário, mas também para que o profissional consiga fazer um bom trabalho”, explicou ela. Ainda segundo a secretária, a mudança de endereço do CRAS Dois Irmãos faz parte de uma ampla requalificação de toda a rede municipal de assistência social.

A chefe de setor do CRAS Dois Irmãos, Cláudia Braga, concordou: “Hoje a gente proporciona à equipe uma casa que dá mais condição de trabalho, porque tem mais salas, tem mais espaço para o desenvolvimento das atividades. E, para o usuário, a gente vai ter melhor qualidade no acolhimento”. 

Para a dona de casa Cilene da Silva, 60 anos, moradora do bairro Macaxeira, a qualidade do novo espaço condiz com o nível do trabalho da equipe do local. “Eu sou acompanhada pelo CRAS Dois Irmãos há dois anos. Me ajudam muito, em questões de justiça, de saúde, de tudo. Também recebo uma feirinha básica que me ajuda. As pessoas aqui trabalham com amor de verdade, não é em todo lugar que a gente sente isso. A assistente social daqui me orienta sobre tudo, sobre carteirinha do idoso, por exemplo. Essa nova casa foi uma benção de Deus, tem muito espaço, dá até para vir com criança”, disse ela.

A inauguração contou com a apresentação do Maracatu Nação Tupinambá, do Córrego do Jenipapo, mesma região do novo CRAS. Um momento de falas institucionais e coffee break também fizeram parte da programação que contou com a presença de famílias usuárias dos serviços da unidade e profissionais da Secretaria Executiva de Assistência Social.

CRAS – Os CRAS são a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Recife conta com 14 equipamentos do tipo, que são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS tem a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço do CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …