prefeito-mano-medeiros-lanca-o-maior-concurso-publico-do-jaboatao-dos-guararapes-com-1.582-vagas

No rumo certo: Menos cargos políticos mais cargos concursados.Prefeito Mano Anuncia Maior Concurso Público da História de Jaboatão dos Guararapes: 1.582 Vagas Serão Abertas

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco

Esse concurso é um ato totalmente contrário ao que os políticos de carreira gostam. Buscando profissionalização e eficiência na administração pública com menos cargos comissionados e mais servidores concursados

Em um movimento inédito na administração pública de Jaboatão dos Guararapes, O prefeito Mano Medeiros anunciou, o lançamento do edital para o concurso público de diversos cargos no município de Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas

Essa iniciativa reduzirá a dependência de cargos comissionados, tradicionalmente preenchidos por indicações políticas, e aumentar a quantidade de servidores concursados, aprovados por mérito e preparo técnico.

O setor de Educação contará com 962 vagas. As oportunidades incluem cargos para auxiliares de apoio pedagógico e infantil, cuidadores educacionais e nutricionista. Na área da Saúde, há vagas para médicos, psiquiatras, pediatras, dentistas, psicólogos, ortopedistas, neurologistas, ginecologistas, nutricionistas, analistas, técnicos, assistentes de suporte, entre outros.

Outros setores também oferecem diversas oportunidades, como auditores e analistas da receita, procuradores e advogados. Também existem oportunidades para guardas municipais, agentes de trânsito, analistas e assistentes em políticas sociais, engenheiros, geólogos, agentes de defesa civil, fiscais de defesa do consumidor, além de analistas e assistentes de suporte à gestão, entre outras funções.

“Estamos comprometidos com uma gestão mais eficiente e transparente. Queremos servidores qualificados, que ingressem na administração por mérito e capacidade técnica, garantindo um serviço público de excelência para a população,” afirmou o prefeito ao Hoje Pernambuco.

A medida é vista como um passo decisivo para combater o clientelismo e fortalecer a meritocracia na administração pública. O prefeito Mano Medeiros, ainda destacou a importância do concurso para o município.

Especialistas em administração pública veem a iniciativa com bons olhos. “Essa decisão do Prefeito Mano é um marco para a gestão pública local. Ao priorizar a contratação de servidores concursados, a administração pública tende a se tornar mais técnica e menos vulnerável às influências políticas, resultando em melhores serviços para a população” disse Luiz Almeida, professor de economia.

Além disso, a realização de um concurso público dessa magnitude pode aquecer a economia local. A cidade pode esperar também por um impacto positivo no comércio local com a chegada de candidatos de diversas regiões.

Os desafios, no entanto, não são poucos. A transição para uma administração com menos cargos comissionados exigirá ajustes internos e a adaptação de práticas administrativas.

About Redação

Veja também

Referência em carnes nobres, Sal & Brasa Jardins reúne atendimento de excelência e espaço exclusivo para confraternizações

Localizado no coração da Zona Norte do Recife, o Sal & Brasa Jardins se destaca …