Mísseis Stinger e Javelin, juntamente com sistemas aéreos não tripulados e outros materiais defensivos estão sendo levados às pressas para a Ucrânia, de acordo com um funcionário do Departamento de Defesa.
John F. Kirby, secretário de imprensa do Pentágono, deu uma entrevista coletiva hoje.
“Vamos continuar a apoiar a capacidade da Ucrânia de se defender. Faremos isso o máximo que pudermos e o mais rápido que pudermos”, disse ele.
“Nós já comprometemos mais de US$ 2,3 bilhões em assistência de segurança à Ucrânia desde o início deste governo, incluindo mais de US$ 1,6 bilhão desde a invasão da Rússia”, disse ele.
Os EUA também continuam a trabalhar com seus aliados e parceiros para identificar e fornecer capacidades adicionais aos ucranianos e utilizarão todas as ferramentas disponíveis para apoiar as forças armadas da Ucrânia enquanto lutam bravamente pela defesa de seu país, disse Kirby.
Hoje, o Secretário de Defesa Lloyd J. Austin III conversou com o Ministro da Defesa ucraniano Oleksii Reznikov para reafirmar o apoio dos EUA à Ucrânia. Kirby disse que Austin e Reznikov estão em contato regular, e o reabastecimento de material defensivo é um tópico regular, com os EUA fornecendo o que é necessário.
O departamento acredita que os militares russos pretendem reorientar seus esforços na área de Donbas, no leste da Ucrânia, à medida que redistribuem forças para fora das áreas próximas a Kiev e outras áreas do centro-norte da Ucrânia, disse Kirby, acrescentando que ainda não houve um movimento de atacado nessa direção ainda.
Em outras notícias, Kirby disse que os EUA e outros aliados da OTAN estão realizando o Exercício Northern Viking na Islândia. O exercício será realizado até 14 de abril e demonstra o compromisso dos EUA com a defesa da Islândia e da Groenlândia.