recife-marca-presenca-no-encontro-do-alimenta-cidades,-em-brasilia

Recife marca presença no encontro do Alimenta Cidades, em Brasília

I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades contou com representantes de 60 municípios do Brasil (Foto: Marlon Diego)

Recife foi um dos 60 municípios do Brasil selecionados para participar do I Encontro da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas Cidades – Alimenta Cidades, realizado na terça-feira (14) e nesta quarta-feira (15), em Brasília. O objetivo do evento foi construir um processo de governança interfederativo, intersetorial, coletivo e participativo entre a rede de cidades participantes, as gestões estaduais e federal e os conselhos de segurança alimentar e nutricional locais. A iniciativa foi viabilizada através de uma parceria entre os ministérios das Cidades e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

“No encontro, falamos um pouco da experiência do Recife que vem ampliando a Rede de segurança alimentar e nutricional, e também fortalecendo o debate do combate à fome na cidade. Nós destacamos o recém inaugurado Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), além das ações desempenhadas pela câmara intersetorial de segurança alimentar e nutricional”, destacou Natália Outtes, gestora da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife.

“O encontro do Alimenta Cidades foi um momento muito importante para fortalecer a promoção à segurança alimentar e nutricional. E estar entre os 60 municípios selecionados mostra a importância de Recife no cenário nacional e no contexto dessa política. Foram debatidas questões referentes ao fortalecimento do sistema municipal de SAN, como equipamentos públicos, educação alimentar e nutricional, alimentação saudável, entre outras temáticas que visam a promoção do direito humano à alimentação e nutrição adequada”, explicou Natália Outtes.

A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades foi instituída por meio do decreto presidencial nº 11.822/23. A proposta é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social. 

CRESAN – Em março, com o intuito de reafirmar os esforços para combater a fome da população socialmente mais vulnerável, a Prefeitura do Recife inaugurou mais um equipamento para promover o Direito Humano à Alimentação Nutricional Adequada, previsto na Constituição Federal. Trata-se do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional do Recife (Cresan), o primeiro equipamento do tipo em Pernambuco e o segundo em uma capital nordestina – o primeiro foi em São Luís (MA). 

O Cresan Recife está localizado na Rua Djalma Farias, nº 92, no Torreão, na Zona Norte, e conta com atendimento ao público de segunda a sexta-feira. O prefeito João Campos esteve presente na ocasião, quando realizou a assinatura de manifestação de interesse para a estratégia de segurança alimentar nacional, o Alimenta Cidades.

CONBRAN – No Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), que será realizado ainda neste mês de maio em São Paulo (SP), a Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife vai ter outras oportunidades de compartilhar as experiências da capital pernambucana no âmbito da segurança alimentar. No dia 23 de maio, quinta-feira, às 11h,  o chefe de divisão de nutrição Felipe Lima juntamente com o assessor técnico Luiz Miguel vão participar da mesa redonda “Perspectiva de Atuação do Nutricionista no SUAS: Quais serão os próximos passos?”. Mais tarde, às 15h45, no Espaço Nutri Saber do Congresso, eles estarão no lançamento do livro “Experiências da I Mostra de Alimentação e Nutrição no SUAS”, publicação que conta com dois artigos de Natália Outtes. O SUAS é o Sistema Único de Assistência Social. 

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …