Alunos das escolas privadas da Educação Infantil e Ensino Fundamental poderão participar
Publicado por: Redação Secom, em: 21/03/24 às 11:02
A terceira edição do concurso Transitando com Segurança em Olinda, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Mobilidade Urbana, será ampliado. A participação dos alunos das escolas particulares do município, antes limitada ao Ensino Médio, também vai receber trabalhos dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II para todas as quatro categorias, dentro do tema proposto para este ano: “Paz no trânsito começa com você”. O lançamento está programado para sexta-feira (22.03), às 9h, na Escola Municipal Maria da Glória Advincula, no bairro do Guadalupe.
“A novidade para este ano é que incluímos as escolas particulares do município para todas as categorias. Até o ano passado participavam apenas alunos do Ensino Médio. O objetivo é inserir os estudantes na mobilização do trânsito, para que eles adquiram autocuidado e empatia no trânsito”, explica a coordenadora de Educação para o trânsito da Smob, Adriana Prado.
No concurso, os alunos são divididos em duplas, com exceção da Educação Infantil, quando a participação é da turma inteira. Cada nível educacional faz um trabalho específico dentro do tema proposto: jogo (infantil), cartaz (Fundamental I), rap (fundamental II) e cordel (EJA e Ensino Médio). A premiação para os pequenos é um passeio na Região Metropolitana do Recife. Para o Fundamental será uma bicicleta para cada aluno vencedor. Os do Ensino Médio e EJA recebem um telefone celular. Os professores orientadores das equipes vencedoras ganham um tablet.
Durante todo esse primeiro semestre, equipes da educação do trânsito vão percorrer as escolas ministrando palestras e orientações sobre a paz no trânsito. Além de despertar a consciência para a cidadania, eles recebem informações para elaboração dos trabalhos. As inscrições começam no dia 1 de agosto e vão até 31 de outubro. Uma comissão julgadora formada por integrantes de diversos órgãos da Prefeitura de Olinda e externos, como o Detran, vão avaliar os projetos. Os vencedores serão conhecidos no dia 29 de novembro.
Podem participar alunos de todas as escolas sediadas em Olinda, sejam municipais, estaduais e privadas. No ano passado, 103 unidades de ensino foram representadas por mais de 7 mil alunos.
Confira o edital: AMUPE DECRETO N° 226-2023
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda