Ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde acontece em bairros dos oito distritos sanitários da cidade e tem como objetivo conscientizar a população sobre arboviroses
Neste sábado (2/3) a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promove o Dia D de Combate à Dengue, uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para conscientizar a população sobre as arboviroses, enfermidades transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O mutirão está programado para ocorrer das 8h às 12h, nos seguintes bairros: Santo Amaro, Campina do Barreto, Monteiro, Iputinga, Mustardinha, Imbiribeira, Brejo do Beberibe e Jordão. O propósito dessa atividade é sensibilizar os moradores do Recife sobre a importância de combater o vetor e adotar medidas preventivas para evitar a propagação da dengue, zika e chikungunya.
“Nós nos dedicamos a envolver a comunidade na luta contra as arboviroses. O Dia D de Combate à Dengue representa uma chance para unirmos forças e ressaltarmos a relevância de ações simples, como a remoção de recipientes propensos a acumular água parada em nossas próprias casas, que realmente têm impacto significativo”, enfatiza a gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife, Vania Nunes, salientando que cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências.
Ao longo da manhã, os agentes de endemia da vigilância ambiental estarão disponíveis com recursos educativos fornecidos pela Sesau, abordando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti e as principais táticas de prevenção. As comunidades contempladas neste Dia D de Combate à Dengue foram escolhidas por concentrarem altos números de focos, sendo uma em cada Distrito Sanitário. “A nossa meta com o trabalho de visita domiciliar é erradicar possíveis criadouros nas residências e instruir os moradores sobre medidas simples para combater o mosquito”, detalha Vania Nunes.
Nos bairros de Campina do Barreto e Mustardinha haverá também equipes para realização de ações educativas em locais de grande circulação de pessoas promovendo orientações de como combater o mosquito.
ARBOVIROSES – Estatísticas da Sesau mostram que, até 17 de fevereiro de 2024 (semana epidemiológica 7), foram notificados 422 casos suspeitos de arboviroses na cidade, sendo 291 casos de dengue, 122 de chikungunya e 9 de zika. Comparado ao mesmo período de 2023, houve uma redução de 19,3% nos casos notificados. Não houve registro de óbito causado por arboviroses na capital.
DENÚNCIAS – Denúncias de possíveis focos podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, a qualquer horário.