prefeitura-do-recife-combate-crime-ambiental-e-planta-1,5-mil-mudas-de-mangue

Prefeitura do Recife combate crime ambiental e planta 1,5 mil mudas de mangue

Viveiros clandestinos de camarão localizados no Parque dos Manguezais, na zona sul da cidade, foram desativados na manhã desta quinta-feira (11) (Foto: Divulgação/SMAS)

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon), desativou, nesta quinta-feira (11), três viveiros clandestinos de camarão nas proximidades do Parque dos Manguezais, na Zona Sul. A ação contou com a participação da Marinha do Brasil, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Brigada Ambiental e Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Para recuperar as áreas atingidas pela prática ilegal foram plantadas 1,5 mil mudas no mangue – numa parceria entre o poder público e a sociedade civil, representadas pela Associação de Pescadores e Aquicultores das Comunidades Tradicionais do Recife (APA) e do Recapibaribe para a conservação e preservação dessas áreas. 

No início da manhã foram retirados os taludes e comportas usados para represar a água e formar os lagos dos criatórios, o que vai permitir o restabelecimento do fluxo da maré e, com isso, a recuperação do bioma. A prática da criação irregular do crustáceo fere a legislação ambiental federal e, por obstruir o curso natural das águas, também influencia na drenagem da cidade. 

Das quatro espécies que são encontradas no manguezal pernambucano, foram utilizadas no plantio as três: o mangue branco (Laguncularia racemosa), mangue vermelho (Rhizophora mangle) e o  mangue preto (avicennia schaueriana). A equipe técnica da SMAS utilizou o método do Plantio Direto – que promove o restabelecimento do ecossistema de forma acelerada e induzida, facilitando a recuperação de suas características naturais. Além disso, a equipe ficará responsável pelo  monitoramento do plantio para acompanhar a sua evolução.

“Os manguezais são usados como berçários pela maioria das espécies da vida marinha. Se não tem mangue, não tem pesca, e muitas pessoas sobrevivem disso, por isso precisamos manter os manguezais vivos. E, em parceria com outros órgãos e a comunidade, iremos potencializar o nosso trabalho para valorizar o mangue e sensibilizar as pessoas quanto à importância desse ecossistema”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Oscar Barreto.

“Ordenar o ambiente urbano também é uma questão ambiental. Com ações como essa, além de estarmos contribuindo para a recuperação do mangue, estamos fazendo com que o fluxo normal da maré minimize alagamentos, especialmente no período chuvoso”, explica a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …