recife-recebe-selo-“cidade-amiga-das-arvores”

Recife recebe selo “Cidade Amiga das Árvores”

Reconhecimento é da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) ao trabalho de plantio desenvolvido na capital pernambucana (Foto: Hélia Scheppa)

As boas práticas da capital pernambucana no plantio e cuidado com as  árvores garantiram o  reconhecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), que conferiu ao Recife, nesta quinta-feira (4), o selo “Cidade Amiga das Árvores”. Na ocasião, a SBAU também entregou ao secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  Oscar Barreto,  a placa de Distinção  de Destaque em reconhecimento ao relevante serviço prestado em prol de uma melhor qualidade de vida e ambiental na cidade do Recife.

A solenidade aconteceu nesta quinta-feira(4)  e contou com a presença do ex-presidente da SBAU  e Diretor Executivo do Programa Tree Cities of the World no Brasil, Sérgio Chaves, e da atual, Ana Lícia Patriota. Além da presidente da Emlurb, Marília Dantas e convidados. O certificado de Cidade Amiga da Árvore é um reconhecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana para todas as cidades do Brasil que possuem uma gestão das árvores urbanas. Esse reconhecimento acontece anualmente e está relacionado com o Tree Cities Of the World. Recife recebeu o selo ‘Cidades Árvores do Mundo’ (Tree Cities of the World) – título concedido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA) em 2023.

Segundo o secretário Oscar Barreto,  o reconhecimento reflete o compromisso da Prefeitura do Recife com a preservação do verde urbano e os investimentos nas ações de arborização. “O selo colocou Recife entre as cidades de destaque pelo plantio e cuidado com as árvores. Foi um reconhecimento pelo planejamento, gestão e cuidado com o nosso verde”, disse o secretário. Para conquistar o reconhecimento, cinco requisitos são fundamentais no cuidado com a floresta urbana. Eles consistem em estrutura organizacional, corpo legal, dados censitários, recursos financeiros e atividades de celebração. Outro destaque é que foram beneficiados todos os municípios brasileiros que entraram para o Programa Tree Cities of The World neste ano.

“O objetivo é ter uma cidade cada vez mais bem cuidada e arborizada. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pelos avanços, cientes de que ainda podemos – e vamos – fazer muito mais no quesito arborização”, comenta a presidente da Emlurb, Marília Dantas. Atualmente, a cidade conta com uma média móvel de 259.565 árvores, sendo 159.304 localizadas em logradouros públicos e 100.261 dentro dos lotes. Além delas, o Recife possui ainda uma vasta cobertura vegetal formada principalmente pelas Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que ocupam aproximadamente 38% do território. As vantagens da arborização são múltiplas e variadas: além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, aumenta a permeabilização do solo e proporciona melhorias na qualidade de vida dos munícipes. 

Desde 2022, o  plantio na capital pernambucana atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 cm. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano.









About Redação

Veja também

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

(Conforme disposto no Art. 29, alínea “b”, do Estatuto Social) O Presidente, em caráter provisório, …