Vários itens pertencentes a sobreviventes do Titanic serão leiloados em Belfast, Irlanda do Norte, no final deste mês.
Os objetos serão vendidos nas proximidades do local onde o navio foi construído, o estaleiro Harland and Wolff, em 1912.
A companhia White Star Line quis fabricar à época uma das mais luxuosas embarcações da história.
O navio chegou a ser descrito como “impossível de afundar”.
Mas o Titanic naufragou depois de colidir com um iceberg justamente em sua viagem inaugural, entre Southampton (Inglaterra) e Nova York (EUA). Mais de 1.500 pessoas morreram na tragédia.
Os itens que vão a leilão incluem um cobertor para passageiros no convés e uma caixa de pequenos itens e quinquilharias – ambos teriam pertencido a uma sobrevivente do Titanic chamada Margaret “Molly” Brown.
Ela foi uma socialite norte-americana e ativista pelos direitos de mulheres, crianças e trabalhadores. Depois do naufrágio, ela estabeleceu o Comitê de Sobreviventes, arrecadando milhares para aqueles que ficaram desamparados pelo desastre.
Itens associados a Molly Brown e a outra sobrevivente, Elsie Bowerman, estarão à venda.
Karl Bennett, diretor administrativo da Bloomfield Auctions, citou alguns dos objetos: “O cobertor de Molly para uso no convés, com o bordado da White Star Line, assim como uma caixa para abrigar pequenos objetos que foi dada a Molly por seu marido na volta para casa”.
“Também temos uma medalha da Legião de Honra incrustada de diamantes que foi concedida a Molly pelos franceses por seus esforços de caridade durante a Primeira Guerra Mundial.
“Acompanha esses itens uma série de documentos relacionados ao famoso ator Errol Flynn. Também estão entre os itens de Molly.”
Ele acrescentou: “Também temos um cartão postal de Elsie Bowerman, que curiosamente estava no mesmo bote salva-vidas de Molly, bem como um lenço xadrez e um baralho de cartas Patience que pertenciam a ela”.
“Alfred Evans era um dos vigias do Titanic que estava de serviço na noite do naufrágio.
“Temos uma navalha que lhe pertenceu com a inscrição Oceanic 1911.
“Uma navalha idêntica, de propriedade de outro tripulante, foi apresentada pelo mordomo sobrevivente F Dent Ray à Sociedade Histórica do Titanic em Massachusetts.”
O Titanic bateu contra um iceberg na noite de 14 de abril de 1912, às 23h40. O transatlântico começou a inundar com milhares de toneladas de água congelan
Thomas Andrews, que estava a bordo, foi quem projetou o navio. Depois de inspecionar os danos causados pela colisão, ele confirmou ao capitão que eles iam afundar.
“Venham já. Nos chocamos contra um iceberg”, avisou o operador de comunicações do Titanic, Jack Phillips, a outro navio, o Carpathia.
“Nós batemos em um iceberg e afundamos na proa”, escreveu a tripulação do Titanic ao Frankfurt, um navio alemão.
Às 2h10, a energia caiu e o sistema de comunicação foi desligado. A proa estava totalmente submersa e a popa, inclinada.
Por volta das 2h20, o navio se dividiu em dois e as duas metades começaram a descer até o fundo do Oceano Atlântico.
Menos de duas horas após o naufrágio, o Carpathia chegou à área e resgatou 700 sobreviventes que conseguiram escapar em botes salva-vidas — e que só tinham capacidade para metade das pessoas a bordo.
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