renovacao-dos-mosaicos-da-ladeira-do-apique-tem-atraido-muitos-fieis-na-119a-festa-do-morro-da-conceicao

Renovação dos mosaicos da Ladeira do Apique tem atraído muitos fiéis na 119ª Festa do Morro da Conceição

Na 119ª edição da Festa do Morro da Conceição, que teve início em 28 de novembro e permanece até sexta-feira (08), a renovação dos mosaicos na Ladeira do Apique tem atraído um grande número de fiéis. Essa rua, principal escadaria que conecta o Largo Dom Luiz ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, tem se tornado o caminho preferido de muitos devotos. Desde o início da celebração, um número expressivo de pessoas tem optado por percorrer essa rota, encantados com as novas obras de arte que exaltam a história, cultura e tradição do bairro.

Maria de Fátima, 65 anos, compartilha sua experiência: “Todo ano subo o Morro da Conceição com minha irmã e minha filha, mas essa escadaria é novidade pra mim. É a primeira vez que eu subo por ela! A renovação dos mosaicos me deu coragem. Me senti mais segura e curiosa, especialmente vendo todo mundo compartilhando essa experiência. Tá tão bonita que tá levando muita gente pra ver Nossa Senhora!”

A iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, envolveu oficinas artísticas de mosaico em cerâmica, utilizando a técnica do upcycling, ministradas pelo artista Leopoldo Nóbrega e a equipe da Arte Plenna. O processo começou com escutas comunitárias e oficinas de cocriação, permitindo aos moradores não apenas contribuírem com ideias para os temas representados, mas também participarem ativamente da criação e construção das obras.

Galego do Morro, morador local, expressa sua satisfação: “Eu trabalho como pedreiro e fazer a oficina foi uma nova profissão que aprendi. Foi uma satisfação imensa participar desse projeto e ver várias pessoas da comunidade sendo homenageadas.”

Os 300 degraus da escadaria foram transformados na Galeria de Arte Ladeira Apique, divididos em 16 patamares, cada um prestando homenagem a uma figura emblemática do Morro da Conceição. “Cada obra de arte reflete a identidade singular do bairro, convidando todos a explorar e se encantar com as histórias que tornam o Morro da Conceição um lugar tão especial e turístico na cidade do Recife.”, destaca a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.

Diversas personalidades locais como João do Morro, Dona Sevi, Mestre Zé Neguinho, Padre Reginaldo, e expressões culturais como quadrilhas juninas, caboclo de lança, samba, Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá,  estão entre os homenageados, representando a diversidade e riqueza cultural do Recife.

Para Leopoldo Nóbrega, o artista responsável pelo projeto, essa experiência foi marcada pela arte, sustentabilidade e inclusão. “Ver o morro pulsando dessa forma é muito gratificante, pois sabemos que a verdadeira inovação está nas pessoas.”, compartilha ele, empolgado.

Além das obras artísticas nos mosaicos, a atenção à infraestrutura física foi uma parte essencial do projeto, visando não apenas o aspecto visual, mas também a funcionalidade e segurança do espaço. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) realizou a remoção dos ladrilhos antigos, além de regularizar os degraus e patamares que seriam destinados às novas obras. Paralelamente, houve a pintura e instalação de corrimãos, completando a revitalização deste caminho emblemático.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …