O projeto é direcionado aos empreendedores do centro da cidade, devendo chegar para outras áreas da região em breve. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (01.12) pelo portal e aplicativo Conecta Recife.
Somar forças para alavancar pequenos e médios negócios dentro do universo digital. De olho neste objetivo, a gestão municipal abre inscrições para a segunda turma da Jornada Marketing do Futuro. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Programa Recentro e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI), em parceria com a TDS Company, Le Fil, Sebrae e Correios, e tem como finalidade engajar os empresários da região central de Recife no processo de uso de plataformas digitais para projetar suas vendas para mercados externos, através do digital, impactando diretamente no faturamento da empresa, como também fortalecendo a economia local. As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo ou site Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/) até o dia 01 de dezembro de 2023.
Na etapa atual, serão três fases: desenhando a estratégia, desenvolvendo relacionamentos e entregando competitividade. “O Marketing do Futuro chega para mexer com a forma como os nossos empreendedores atuam hoje no comércio físico, presencial. Com esse projeto vamos profissionalizar as vendas online dos nossos empreendedores locais a partir de uma transformação digital capaz de fortalecer as vendas presenciais e abrir novas frentes de negócios. Estamos todos dentro de alguma plataforma digital consumindo. Nossos empreendedores também precisam dessa presença digital realizada de maneira profissional para ampliar as oportunidades de vendas fazendo a nossa economia girar”, detalhou Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.
Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o papel do Programa Recentro junto ao comércio do centro é capacitar, promover eventos e apoiar campanhas de liquidação que atraiam público para comprar na região. “O comércio dessa região é diversificado e rico. Essa parceria entre poder público e iniciativa privada é fundamental para o trabalho de revitalização que estamos realizando no território, assim como o fortalecimento do comércio local é essencial nesse processo de reabilitação do centro histórico do Recife”, disse Ana Paula.
A Jornada será iniciada no dia 04 e segue até o dia 11 de dezembro de 2023, contando com 5 encontros. O primeiro e o último deles serão presenciais e os demais encontros serão virtuais, com duração de 2h30 minutos cada, sendo compostos de etapas teóricas, cases práticos, debates e análises das empresas, com base em questões chaves, e uso de IA (Inteligência Artificial). O programa é direcionado para empresas do Centro do Recife, podendo participar até 50 estabelecimentos. Para se inscrever na atividade, as empresas deverão ter CNPJ ativo e funcionar no Centro do Recife, o critério de seleção será por ordem de inscrição.
“Um dos caminhos para aquecer a atividade econômica, principalmente no varejo tradicional, é expandir a presença digital desses negócios. Essa parceria mostra como é possível participar e ganhar o mercado dessa população cada vez mais conectada, utilizando de ferramentas de gestão e de vendas online. É uma entrega importante, que moderniza e eleva a qualidade de um segmento relevante da cidade, e que está alinhada com o que a gente entende como necessário para fortalecer ainda mais a estrutura da nossa economia”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio.
A primeira Jornada Marketing do Futuro aconteceu de 17 de julho a 4 de setembro deste ano e contou com 8 encontros virtuais com as empresas, divididos em 3 etapas: conceituação e mudança de mentalidade, mentoria em parceria com o Sebrae, incubação digital na plataforma de marketplace do Magalu.
ROTA DO COMÉRCIO – Essa iniciativa faz parte do projeto Rota do Comércio, destinado aos empresários do centro do Recife. O site https://rotadocomercio.com.br/ reúne informações dos núcleos tradicionais de comércio dos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. A plataforma conta com mapa interativo onde os usuários podem conhecer todas as lojas, contatos e segmentos comerciais da área central do Recife, dando maior visibilidade aos comerciantes locais.
Esta semana foi lançada a segunda etapa Rota do Comércio, com isso 1.093 lojas estão inseridas na Rota do Comércio, o que compreende um total de 64 ruas do centro. O projeto foi implantado pela Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) Recife com o apoio do Programa Recentro e da EMPREL.