Pelo menos 1.093 lojas já são identificadas e 56 novas ruas foram incluídas no Projeto Rota do Comércio, plataforma que localiza estabelecimentos, produtos e serviços nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. Iniciativa da CDL Recife e Prefeitura quer atrair mais consumidores e movimentar o comércio
Mais ruas do Centro do Recife foram mapeadas para atrair e ajudar o consumidor na hora de ir às compras nos bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista. No levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife), com apoio da Prefeitura do Recife, através do Programa Recentro, pelo menos 1.093 lojas já são identificadas e 56 novas ruas foram incluídas no Projeto Rota do Comércio (www.rotadocomercio.com.br). É uma plataforma em que, por meio de um mapa virtual, as pessoas poderão localizar lojas, informações de serviços sobre estacionamentos privados e de Zona Azul, paradas de ônibus, bicicletários e pontos turísticos. É possível ainda fazer o roteiro de um ponto a outro, utilizando o celular.
Quando foi lançada em maio deste ano, a iniciativa continha oito ruas, envolvendo cerca de 4km. “Agora, ampliamos o número de ruas, adicionamos 312 novas lojas e atualizamos dados de outros 637 estabelecimentos com fotos de fachada, imagens do interior do estabelecimento, o instagram, whatsapp de vendas e horário de funcionamento”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Segundo ele, a intenção é facilitar e tornar mais acessível a localização de lojas, produtos e serviços na região central da capital pernambucana, considerada o coração da cidade e que representa cerca de 70% do PIB do município.
Ruas reúnem mesmo tipo de produto
Conforme o representante do varejo recifense, há ruas na região central que reúnem várias lojas do mesmo setor, o que facilita a busca e pesquisa. A Rua da Concórdia, por exemplo, agrega produtos eletrônicos. Já a Rua Manoel Borba envolve várias óticas e a Rua do Aragão, com móveis.
As informações sobre as lojas são baseadas no Censo Lojista, levantamento realizado pela CDL Recife. Já o projeto Rota do Comércio é uma realização da CDL Recife, com apoio do Programa Recentro, da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e desenvolvido pela RAJ Tecnologia.
SERVIÇO PÚBLICO – Além de identificar melhor o comércio e divulgar produtos e serviços, outro foco da CDL Recife é buscar apoio da gestão pública para a região central com limpeza urbana, segurança, iluminação, manutenção de vias e transporte coletivo, bem como a reocupação do Centro, com moradia, pelo mercado imobiliário, e utilização de espaços por entidades públicas e privadas e reorganização em vias.
De acordo com a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o papel do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, junto ao comércio do centro é capacitar, promover eventos e apoiar campanhas de liquidação que atraíam pessoas para comprar na região. “E essa ferramenta da Rota do Comércio facilita o acesso a esse comércio diversificado e rico. Essa parceria entre poder público e iniciativa privada é fundamental para o trabalho que estamos realizando no território, assim como o fortalecimento do comércio local é essencial nesse processo de reabilitação do centro histórico do Recife”, disse Ana Paula.
CURSO – Para incentivar lojistas do Centro quanto ao uso de plataformas digitais e projetar as vendas, também será lançada no encontro a segunda turma da Jornada Marketing do Futuro. O curso começa na próxima segunda (27/11) e segue até 7 de dezembro, envolvendo cinco momentos. O primeiro e o último serão presenciais e os demais serão virtuais, com duração de 2h30 minutos cada, sendo compostos de etapas teóricas, cases práticos, debates e análises das empresas, com base em questões chaves, e uso de IA (Inteligência Artificial).
O Chefe de Tecnologia da Prefeitura do Recife e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo, disse que a gestão municipal tem atuado de forma a Simplificar e desburocratizar os processos, promover as pessoas e ajudar os empreendedores privados a se capacitarem e ampliarem o alcance dos negócios. “ A gente tem muita riqueza histórica da formação da cidade até os dias de hoje. Temos potencial turístico e uma nova economia com a inserção das empresas no ambiente digital ampliamos as oportundiades de negócio. Os participantes da primeira turma de comerciantes no curso Jornada Marketing do Futuro já apresentaram incremento na receita”, informou Figueiredo.
A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Emprel, Programa Recentro e SDECTI, em parceria com a da TDS Company, Le Fil, Sebrae e Livraria Jaqueira. Podem participar até 50 estabelecimentos. Para se inscrever, as empresas deverão ter CNPJ ativo e funcionar no Centro do Recife. O critério de seleção será por ordem de inscrição. No Conecta Recife, é possível se inscrever até sexta (24/11) ou pelo link: https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/906.
Você precisa fazer login para comentar.