Karol Conka, Bela Maria e outras artistas de rap e bregafunk vão animar os diversos polos do festival, que têm o objetivo de potencializar a cultura das juventudes periféricas do Recife (Foto: Wagner Ramos)
O último fim de semana do 6º Festival das Juventudes do Recife vvai garantir diversidade musical e cultural no coração da cidade. No sábado (18), no Polo Cais da Alfândega, será celebrado o Dia J com show de artistas plurais e potentes, como a curitibana Karol Conka e a pernambucana Bela Maria. Já no domingo (19), a energia do rock tomará conta do Polo Observatório com as diversas atrações que participarão da Expo Rock. O Festival das Juventudes é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv), desde 2017, com o intuito de promover atividades diversas que incentivem a democratização do acesso do público jovem aos direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude.
A partir das 17h do sábado (18), o Dia J começa com a abertura da Feirinha de Empreendedores Jovens, no Polo Cais da Alfândega, oferecendo uma variedade de produtos criativos e convidando todos a apoiarem os jovens empreendedores locais. Às 18h, as atrações no palco se iniciam com Pajé Ib, seguido de Joyce Alane, nomes que representam a diversidade sonora e cultural do Estado. A partir das 20h, sobem ao palco o rapper Okado do Canal, Bela Maria e Felipe Original.
O Polo Cais da Alfândega ainda recebe a renomada Karol Conka, que promete agitar o público recifense no Dia J. O Polo Cais da Alfândega terá a qualidade do Coquetel Molotov, parceiro da Sejuv há diversas edições do Festival das Juventudes.
No domingo (19), o Polo Observatório será contagiado pela energia pulsante das diversas atrações da Expo Rock. O polo receberá diversas performances intensas, iniciando às 17h com o rock alternativo e psicodélico de Jambre, seguido pela voz potente de Dani Carmesim. No fim da tarde, se apresenta Marlon Silva, trazendo a fusão do rock com influências regionais, seguido pelas batidas envolventes de Ego Eris.
Expo Rock Recife continua com Deox, Desconforme e Setepalha, representantes da cena do rock independente que prometem agitar o público com suas performances cheias de atitude. A partir das 21h, a atmosfera se transformará com as apresentações de Imflawed e Janete Saiu Para Beber, encerrando o festival em grande estilo com suas sonoridades únicas.
Além do Bairro do Recife, a 6ª edição do Festival das Juventudes do Recife garantiu uma programação diversa em diversas localidades como Ibura, Macaxeira, Coque e Bairro do Recife. Ao todo, foram nove dias de festival e mais de 20 atrações realizadas em parceria com o Coquetel Molotov, ExpoRock, Coletivo Boikot, SESC, Unicef e diversos órgãos públicos e várias outras entidades da sociedade civil. O evento é organizado pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) e, desde 2017, já alcançou mais de 40 mil pessoas.