Pescadores e pescadoras artesanais associados à Colônia de Pescadores Z-25, do Jaboatão dos Guararapes contam agora com um Centro de Comercialização de Pescados, em Piedade.
A inauguração do novo espaço aconteceu nesta sexta-feira (10), com a presença do ministro
da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do prefeito Mano Medeiros, da coordenadora geral de projetos do Ministério do Trabalho e Emprego, Vanderlúcia Oliveira, do capitão de fragata, Evandro Rocha, da Capitania dos Portos de Pernambuco, gestores públicos, vereadores e trabalhadores da pesca artesanal.
O novo centro faz parte de uma das etapas do Convênio Jaboatão Gerando Renda Solidária, estabelecido entre o município eo Ministério do Trabalho e Emprego, com recursos no valor de R$ 320 mil reais. O espaço fisico foi equipado com freezers horizontais, filetadeira, seladora a vácuo, geladeira, balança industrial, expositores, picador de carnes, entre outros utensílios. Aproximadamente 800 pescadores e pescadoras artesanais serão beneficiados com esse novo equipamento.
Os pescadores artesanais também irão participar de um curso profissional, por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão e a Capitania dos Portos de Pernambuco. A capacitação denominada Formação de Aquaviários – pescador profissional Nível 1, tem por objetivo qualificar os pescadores artesanais, para que eles operem suas embarcações de forma profissional. A habilitação do curso será emitida pela Capitania dos Portos, que irá ministrar o curso no período de 27 de novembro a 13 de dezembro. Os interessados em participar desta capacitação devem se dirigir à Colônia de Pescadores Z-25, em Piedade.