Neste último sábado (28) o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Jaboatão dos Guararapes reuniu 150 delegados no plenário da Câmara dos Vereadores da cidade e discutiu o quadro político, reafirmando a intenção de unir as forças progressistas e derrotar os representantes do bolsonarismo no pleito municipal de 2024.
A plenária é a fase final da 18ª Conferência que até aqui fez 28 reuniões de organizações de base, com a participação de quase 400 filiados ao PCdoB. Estas reuniões tiveram presente os segmentos em que os comunistas de Jaboatão atuam: Educação, Bairros, Metalúrgicos, Papeleiros, Advogados, Juventude e os pré-candidatos/as que concorrerão no próximo pleito municipal.
A agremiação compõe a Federação Brasil da Esperança junto com o PT e o PV, que apresentam o nome do ex-prefeito Elias Gomes, hoje filiado ao partido do presidente Lula, e que se fez presente ao evento, a atividade contou também com a presença de Hebert Beserra, representando a direção estadual e Alanir Cardoso, do Comitê Central do PCdoB.
A conferência elegeu a nova direção municipal com 26 membros, 15 homens e 11 mulheres, e reconduziu o professor Thiago Modenesi para mais um mandato a frente do Comitê Municipal para o biênio 2023-25, e também 39 delegados para a Conferência Estadual do PCdoB que se realiza nos próximos dias 11 e 12 de novembro.
Quem é o professor Thiago Modenesi?
Licenciado em História, Pedagogo e Bacharel em Direito, Especialista em Ensino de História, Moderna Educação e Ciência Política, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação, professor da UFPE, Thiago Modenesi é presidente do PCdoB há mais de uma década, tendo sido também secretário de cultura e de esporte da segunda gestão do então prefeito Elias Gomes e compõe a executiva estadual do PCdoB.
A militância do professor Thiago começou no PCdoB na década de 90 do século XX, tendo sido fundador da União Jaboatonense dos Estudantes Secundaristas – UJES, Tesoureiro da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – UMES e vem atuando na direção do PCdoB em Jaboatão desde 1991 como secretário de organização e depois presidente. Thiago é professor concursado licenciado no estado de Pernambuco, já foi supervisor na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e na Secretaria Estadual de Cultura e também possui uma editora especializada em quadrinhos e educação chamada Quadriculando,
O professor tornou-se cidadão jaboatonense por indicação do então vereador Daniel Alves, hoje presidente municipal do Partido Verde – PV e possui o reconhecimento de ser um articulador de chapas proporcionais, colaborando no fato da legenda eleger parlamentares initerruptamente desde 2020 na cidade.
Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação