Mais de 60 crianças e adolescentes vieram de vários pontos da Região Metropolitana do Recife, aproveitaram a manhã ensolarada e participaram da diversão na Praia de Boa Viagem. (Foto: Divulgação)
O banho de mar assistido, oferecido pela Prefeitura do Recife, no dia 12 de outubro, feriado nacional, foi direcionado às crianças com deficiência e mobilidade reduzida. Nesse dia, o projeto Praia sem Barreiras promoveu atividades voltadas para o público infantil, na praia de Boa Viagem. Mais de 60 crianças e adolescentes, que vieram de vários pontos da Região Metropolitana do Recife, aproveitaram a manhã ensolarada e participaram da diversão.
Maria da Glória Silva mora em Ipojuca e trouxe o filho Pietro, 7 anos, pela segunda vez para tomar o banho de mar assistido pelo Praia sem Barreiras. “Ele tem microcefalia e esse dia foi muito especial para mim e para ele porque nossa rotina mudou e hoje estamos aqui nos divertindo, aproveitando esse mar lindo e esse dia dedicado às crianças”, destacou. Já Jéssica Beatriz Paiva, reside em Moreno e trouxe a filha Pietra, 5 anos, que tem paralisia cerebral. “Eu acho muito interessante esse projeto porque as crianças conseguem tomar um banho de mar tranquilo e com segurança. Conseguimos nos distrair nesse dia incrível”, comemorou.
O projeto Praia sem Barreiras oferece cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que garantem o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para ser atendido, basta comparecer ao local. A execução das ações fica sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife, em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e a Empresa de Turismo de Pernambuco(Empetur)
Dida Duque, chefe de Divisão da Pessoa com Deficiência do Recife e coordenadora do Projeto Praia sem Barreiras, ressalta que se trata de uma ação inclusiva, pois possibilita um momento de lazer às pessoas com mobilidade reduzida, e funciona nos feriados, sextas, sábados e domingos. “Hoje, o público-alvo foi a criançada, em virtude do seu dia. Mas quem veio neste dia, a exemplo de pessoas idosas e com mobilidade reduzida, também tomaram banho de mar assistido pela nossa equipe”, explicou Dida.
Ela ainda destaca que nos próximos dias, 13, 14 e 15, o serviço será direcionado a todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto funciona na Avenida Boa Viagem, esquina com a Rua Bruno Veloso, das 8h às 13h, no Posto 7.