Encontro aconteceu no Unicap, com a participação de técnicos, professores e representantes da população. (Foto: Hélia Scheppa/PCR)
A Defesa Civil do Recife reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), lideranças dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) para comemorar a Semana Nacional de Redução de Desastres de 2023, que acontece na segunda semana de outubro de cada ano. O encontro foi realizado no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com a participação de técnicos, professores e representantes da população.
O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) é uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco. “Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos”, afirma o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.
“Tem sido uma experiência formidável participar dos núcleos. Nossa parceria com a Defesa Civil é muito boa e contribui para a disseminação de informações e práticas importantes para toda a população”, atesta a líder comunitária Rosaly Medeiros. Este ano, foram capacitadas 23 lideranças de todas as regiões da cidade para atuar junto com o poder público na prevenção das situações de risco e resposta às emergências e desastres.
“A participação social é fundamental para fortalecer o trabalho da Defesa Civil. Agradecemos a colaboração de todos os representantes dos NUPDECs, que são muito ativos nas comunidades”, complementa a gerente-geral de Atenção Social, Giselle Vieira. Por sua vez, a professora Cynthia Suassuna, da Unicap, destaca a relevância da colaboração da população. “A participação popular nas políticas públicas faz parte do Estado Democrático de Direito e está prevista na Constituição como fundamento básico. O trabalho de todos aqui é de extrema importância para a redução do risco de desastres”, ressalta.