A programação faz parte do aniversário da Mata, que completa 25 anos
Publicado por: Redação da Secom, em: 11/10/23 às 12:52
Mais de 50 crianças de Olinda participaram de atividades lúdicas da Mata do Passarinho, nesta quarta-feira (11). A ação faz parte das comemorações do Dia das Crianças e está dentro das celebrações pelos 25 anos de aniversário do espaço ecológico. As atividades se repetem nesta quinta-feira (12).
Na ação desta quarta, entre os convidados estavam crianças do entorno da Mata, estudantes da rede municipal de ensino e crianças atendidas pela ONG Centro de Assistência Social Sandra Moraes. Na ocasião foram realizadas trilhas ecológicas, contação de história, palestra educativa voltada para a floresta urbana, destacando a sua rica fauna e flora.
Estudante da Escola Municipal Maria José dos Prazeres, Rhianna Clara, 10 Anos, é moradora do Córrego do Abacaxi e aprovou a atividade. “Eu achei que foi muito legal, a gente aprendeu sobre as naturezas e a gente, fomos para as trilhas muito interessantes. Eu já tinha vindo com minha família e agora nossa escola veio também”.
A coordenadora pedagógica do Centro de Assistência Social Sandra Moraes, Lindaci Paiva, organizou um passeio com as crianças atendidas pela instituição para a Mata do Passarinho e destacou a lição aprendida nas atividades. “A gente não conhecia esse espaço, é um local muito agradável, as crianças gostaram muito. Ficaram impressionadas com o tamanho das árvores. A lição que fica é necessidade de preservar o meio ambiente, o cuidado com a natureza”, afirmou Lindaci
Nesta quinta (12) a programação continua com brinquedos infláveis e pula-pula e muita brincadeira para a criança, a partir das 9h. A mata conta com 14 hectares, o que equivale a 14 campos de futebol. Cada passeio de trilha dura em média 30 minutos e é precedido por uma palestra com temáticas sobre conservação, preservação e biodiversidade.
“A Mata do Passarinho, já com 25 anos, continua proporcionando a interação da população, da comunidade, das escolas, junto com a educação ambiental dentro de diversas programações existentes durante o ano e dentro da filosofia que a Secretaria de Meio Ambiente se propõe. O local é dito pelos especialistas como o pulmão verde da cidade de Olinda”, afirmou Sérgio Figueiredo, diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na Mata é possível observar uma rica fauna e flora. A vegetação é nativa e frutífera, composta por Ingá (ingá capitata), Jatobá (Hymenaea coubaril), Praíba (Simarouba amara), Visgueiro (Parkia pendela), Jaqueira (Artocarpus heterophyllus), Mangueira (Mangífera indica), entre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda
Você precisa fazer login para comentar.