vereador-rinaldo-junior-faz-indicacao-a-prefeitura-para-criacao-do-“programa-de-auxilio-permanencia”-para-os-alunos-do-prouni-recife-e-do-programa-embarque-digital

Vereador Rinaldo Junior faz indicação à Prefeitura para criação do “Programa de Auxílio Permanência” para os alunos do PROUNI RECIFE e do Programa Embarque Digital

Foi aprovado na Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (9) o Requerimento nº 11192/2023 de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que faz indicação ao Prefeito do Recife, João Campos, para que, como Poder Executivo, verifique a possibilidade de criar um “Programa de Auxílio Permanência” para os alunos do Programa Universidade para Todos (PROUNI RECIFE) e do Programa Embarque Digital, com o objetivo de proporcionar um auxílio aos estudantes da Rede Municipal para que permaneçam nos referidos Programas.

“Ouvindo os estudantes do Recife e me debruçando numa pesquisa da Fundação Getúlio Vargas onde mostra que 27% do principal motivo da evasão escolar no país aponta problemas financeiros, surgiu a oportunidade de solicitarmos coletivamente à Prefeitura do Recife o Programa de Auxílio Permanência, pois a manutenção dos estudos é muito difícil para esses jovens que não conseguem, sequer, tirar uma cópia ou fazer uma alimentação correta. E o Recife já vem dando grandes exemplos de ações de Governo para os nossos estudantes e agora vamos dar mais um, aproveitando que ainda não votamos a LDO e a LOA. Isso é um pedido coletivo dos estudantes e da juventude recifense que tem sede e fome de conhecimento”, afirmou Rinaldo Junior.

Veja a Justificativa, na íntegra, do requerimento do vereador Rinaldo Junior aprovado nesta segunda-feira:

“De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo esse o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, com 27% dos casos, a pesquisa da FGV aponta para problemas financeiros e para o aumento da taxa de desemprego.

Nesse sentido, observamos que durante as crises econômicas ocorre um movimento nas famílias, que é o dos jovens que estão nas Universidades ou em programas estudantis, como o Embarque Digital, deixarem de estudar por não conseguirem se manter nos espaços acadêmicos. Essa situação atrapalha a formação dos jovens e os impede de se qualificar e, posteriormente, de se inserir no mercado de trabalho.

Mesmo com a consolidação e a ampliação do ingresso dos jovens nas Universidades, ainda é necessário ampliar a verba destinada para Assistência Estudantil, principalmente após a diminuição no orçamento dedicado aos programas de subsídio ao ingresso nas Universidades, o que foi em direção contrária ao crescimento do número de estudantes que precisam ser atendidos por políticas públicas de assistência estudantil.

O Movimento Estudantil continua articulado em torno de priorizar a pauta de permanência no Ensino Superior, desenvolvendo ações como a campanha “Quem Entrou Quer Ficar” que foi implementada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) com o objetivo de reivindicar a ampliação de recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

Segundo os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a crise econômica está afetando os jovens com mais força e rapidez do que qualquer outro grupo. Em todo mundo, cerca de 1 em cada 6 jovens deixou de trabalhar desde o início da Pandemia da Covid-19 e a grande maioria ainda não voltou ao mercado de trabalho. Com isso, globalmente, o número de jovens desempregados chega a 67,9 milhões. Esses jovens são os primeiros a sentirem a crise e os últimos a voltarem para o mercado de trabalho.

Dessa forma, os jovens que estão atualmente matriculados no PROUNI Recife e no Embarque Digital, apresentam diversas dificuldades, especialmente por não conseguirem arcar com os custos e as despesas de permanência nesses Programas. Dentre esses custos podemos citar, por exemplo, a alimentação, xerox e livros.

Assim, em articulação com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e com foco na permanência dos estudantes nesses Programas, não podemos, principalmente no período de pós-Pandemia, deixar jovens em vulnerabilidade social desassistidos. Devemos, sobretudo, priorizá-los, a fim de prevenir a evasão dos Programas proporcionados pela Prefeitura do Recife. Logo, este Anteprojeto se faz necessário, pois ajudará a diminuir a evasão dos jovens nos importantes Programas da Prefeitura da nossa Cidade. Portanto, solicitamos o apoio dos nobres Pares desta Casa Legislativa para a aprovação desta Proposição.”

Fonte: Blog do Jorge Lemos
Foto: Divulgação

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …