A primeira etapa do calendário se encerrou para o Santa Cruz. Após dar adeus ao Campeonato Pernambucano, o Tricolor do Arruda se apresentou na última terça-feira (06) para iniciar os trabalhos em busca do acesso à Série C, principal foco coral na temporada 2022. Para alcançar este objetivo, o clube deve promover mudanças em seu elenco, sem alterar a base que disputou o Estadual.
A Cobra Coral encerrou o campeonato com um aproveitamento de 63.63%, com seis vitórias, três empates e duas derrotas em 11 partidas. Foram três triunfos a mais e um revés a menos em comparação com 2021, quando finalizou o estadual com um aproveitamento de 42.42%, também na semifinal. A melhora também é evidente no número de gols, neste ano os tricolores balançaram as redes 22 vezes, quase o dobro dos 14 tentos da edição passada.
Durante uma entrevista coletiva, o atacante Mateus Anderson lamentou a eliminação coral e pregou foco no acesso à terceira divisão. “Não esperávamos a eliminação pela campanha que vimos fazendo e a confiança no grupo, mas acho que agora é mudar a chave. O elenco tá de parabéns pela entrega e partida que fizemos, merecemos o resultado mas infelizmente saímos nos pênaltis. Sabemos da importância do campeonato (Série D), temos que nos concentrar cada vez para se fortalecer e conquistar os objetivos”, pontuou.
O único âmbito em que o Tricolor do Arruda apresentou um saldo negativo em relação ao ano passado foi o defensivo, sofrendo três gols a mais que em sua campanha no Pernambucano 2021. O setor foi o que mais teve mudanças em sua formação titular, variando a dupla de zaga entre Alex Alves, Guedes, Lucão e Júnior Sergipano.
Uma das mudanças que devem ocorrer no José do Rego Maciel é a composição do elenco coral para o início do campeonato brasileiro. Apostando em jogadores jovens ou “em baixa” no mercado, a direção tricolor montou um plantel enxuto para a temporada e busca reforços até o fim desta semana.
Além disso, atletas como Rafael Furtado, principal referência ofensiva do clube, recebeu sondagens de outros times, segundo apuração do GE, e corre o risco de ficar de fora do Santa Cruz para a Série D. Sobre o assunto, o executivo de futebol, Marcelo Segurado, reforça a existência de multas contratuais que podem garantir a permanência dos atletas no elenco.
“Se por algum caso algum clube chegar e pagar a multa, por lei, temos que liberar, agora de graça com certeza não vai sair. Evidentemente vamos trabalhar também a questão das trocas, tem alguns atletas que a gente entende que possam ser liberados para disputar outras ligas e campeonatos”, declarou.
Segurado também projetou a chegada de alguns reforços até a estreia do Tricolor na Série D. Atualmente, as prioridades no mercado são um atacante de velocidade, um centroavante e um zagueiro. O tricolor terá duas semanas de preparação até sua estreia, no próximo dia 17, contra o Lagarto, em Sergipe.
Veja também
Futebol Campeonato PernambucanoCamisa do gol “Mano de Dios” de Maradona será leiloada; lance inicial é de R$ 24,4 milhões
Sport leva vantagem nos mata-mata contra times do interior na última década; veja o histórico
Fonte: Folha PE