Até o dia 30 de novembro, 20 artesãs recifenses comercializam bijuterias, bolsas, cerâmica, quadros, esculturas e objetos de decoração, em espaço temporário instalado no Plaza Shopping, em Casa Forte. (Foto: Divulgação/Secretaria da Mulher)
A Rede de Artesãs, projeto da Secretaria da Mulher do Recife, volta a expor o Arte Delas e passa a ocupar, até o dia 30 de novembro, o quiosque socioambiental do Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte. Ao todo, 20 artesãs comercializam no espaço diversos produtos, como bijuterias, bolsas, cerâmica, quadros, esculturas e objetos de decoração. A iniciativa, que é uma parceria com a área de Responsabilidade Socioambiental do mall, pode ser conferida no piso L3 do centro de compras, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h.
“Este projeto não apenas celebra as habilidades artísticas das artesãs, mas a oportunidade de cada uma delas em comercializar e divulgar seus produtos, melhorando sua renda, bem como a promoção da sua articulação em rede e sua formação enquanto empreendedora. Ver o talento e a criatividade delas através de seus produtos e contribuir com a busca delas por autonomia é gratificante”, vibra a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.
Em sua quinta edição, a loja colaborativa tem como objetivo dar visibilidade, estimular as vendas de artesanato e produtos feitos manualmente pelas mulheres. A ação vai proporcionar às artesãs a experiência de ter uma loja física, atendimento ao cliente, reposição de produtos e fechamento de caixa, por exemplo.
REDE DE MULHERES ARTESÃS – A Rede de Mulheres Artesãs consiste na assistência, tanto no que tange à inclusão e à participação em feiras de artesanato quanto a organização produtiva e gestão do negócio. As mulheres cadastradas nesse projeto participam de feiras com o apoio da Secretaria da Mulher do Recife, que as garante acompanhamento. Atualmente, a Rede conta com 922 mulheres cadastradas.
“Sabemos da importância desse projeto e de abrir este espaço não apenas de comercialização para essas artesãs, mas um local para aprendizado sobre gestão financeira e na venda direta e atendimento ao cliente. Aqui passa a ser um lugar de transformação onde o talento delas é potencializado e os produtos passam a ser ainda mais conhecidos”, explica Jakeline Soares, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza Shopping.
PLAZA SOCIAL – Há 11 anos, o Plaza Shopping promove atividades na área de responsabilidade socioambiental em vários eixos de atuação, como educação e formação profissional, voluntariado corporativo, apoio a grupos e instituições, saúde, cidadania e compromisso com o meio ambiente.