Iniciativa do programa Mais Vida nos Morros é a primeira ação de uma série de melhorias previstas para a área nos próximos meses (Foto: Uenni)
O Mais Vida nos Morros, programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb), realizou, neste sábado (30), um mutirão de pintura no Buraco da Gata, na comunidade de Três Carneiros, bairro da Cohab/Ibura de Cima. A ação contou com a participação de diversas secretarias municipais e envolveu o início da pintura de cerca de 50 casas na comunidade, num momento importante de engajamento comunitário, com apoio das Tintas Coral e Cimento Forte.
O mutirão de pintura deste sábado foi apenas o começo de uma série de intervenções pensadas para a área nos próximos meses. No decorrer desta semana, a equipe do programa Mais Vida nos Morros pôde expor o projeto e escutar os moradores que compartilharam suas necessidades e desejos para o local, apontando melhorias a serem realizadas: iluminação nas escadarias, espaços para acolher áreas de convivência, mesas de jogos e futmesa. A população também pôde conferir o projeto de peças de arte urbana nas escadarias, paisagismo e a construção de um mirante com painel de selfie para que visitantes e moradores possam registrar e apreciar a vista do morro.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizou, recentemente, uma série de ações no Buraco da Gata. A quadra e a arquibancada foram requalificadas, com recuperação do alambrado, pintura, demarcação, drenagem, piso em concreto, instalação de brinquedos, escadaria de acesso e construção de banco mureta. Na área do entorno, foi feita a requalificação do muro em pedra rachão, revestimento de contenção em tela argamassada, recuperação de canaletas, escadarias, passeios e implantação de corrimão. O investimento total da Emlurb foi de aproximadamente R$ 840 mil.
Através do protagonismo cidadão, o Mais Vida tem por objetivo reinventar a cidade. “O mutirão de pintura faz parte da metodologia do Mais Vida e tem por objetivo gerar engajamento comunitário com os próprios moradores pintando suas casas. Várias secretarias, lideranças e embaixadores do Programa uniram esforços conosco para fortalecer ainda mais esses laços comunitários e promover a transformação positiva que as cores trazem para o território. Nos próximos meses, haverá muito mais intervenções!”, afirma a secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.
Vendo a grafitagem como potente expressão visual periférica, nos últimos meses, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana promoveu uma explosão de arte urbana no Buraco da Gata, através da realização de oficinas e painéis de graffiti pelo programa Colorindo o Recife. A grafitagem é a linguagem visual do movimento Hip Hop, que atua enquanto ferramenta de luta social nas periferias, proporcionando empoderamento e novas narrativas, longe do crime e da violência.
PROGRAMA MAIS VIDA – Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que busca reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 58 comunidades até junho de 2023. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias semelhantes. É um exemplo de iniciativa que busca criar uma cidade inclusiva e voltada para o bem-estar de todos.