empresa-vencedora-da-ppp-da-iluminacao-publica-discute-proximos-passos-com-a-prefeitura-de-olinda

Empresa vencedora da PPP da iluminação pública discute próximos passos com a Prefeitura de Olinda

Consórcio Brilha Olinda, das empresas Ilumitech e Stylux, firmou contrato em julho

Publicado por: Pedro Paulo Catonho, em: 14/09/23 às 16:58

A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura e o Consórcio Brilha Olinda foi tema de reunião nesta quinta-feira (14), no gabinete do órgão municipal. A empresa, responsável pela Ilumitech e Stylux, arrematou o contrato em julho para serviços de iluminação na cidade. No encontro cortesia, houve a publicação da homologação do resultado e o debate sobre os próximos passos do trabalho.

O prefeito da cidade, Professor Lupércio, acompanhado da secretária da Fazenda e Planejamento, Mirella Almeida, recebeu o presidente do Consórcio Brilha Olinda, Diego Rodrigues, e o diretor Lourenço Cunha. O trabalho em conjunto, que vai mudar todo o parque de iluminação do município, é uma conquista esperada há três anos, quando a Prefeitura recebeu habilitação da Caixa Econômica Federal, via Fundo de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (FEP).

“Estamos engajados. Quanto mais rápido, melhor para a gente. Vamos fazer acontecer. Estamos preparando o planejamento, organizando qual bairro começar e agora é correr na questão da documentação, de burocracia”, disse Diego.

A estimativa é que a cidade receba o trabalho 100% em um ano, nos 32 bairros. Inicialmente, serão 15 equipes trabalhando nas ruas de Olinda, com 12 na execução e três na manutenção, casos de trocas de lâmpadas (serão feitas por LED). O prefeito Lupércio deu as boas vindas à empresa.

“Vamos estar acompanhando de perto. A iluminação valoriza, dá autoestima e traz segurança para a população. Estamos ansiosos e confiantes nesse trabalho. É uma empresa séria e esperamos qualidade para levar o bem-estar para a população”, disse Lupércio.

A oferta vencedora prevê investimentos superiores a R$ 69 milhões. O leilão foi vencido pelo consórcio Brilha Olinda, que ofereceu o menor valor de contraprestação mensal máxima (R$ 334.687,20), o que representa um deságio de 53,59%.

A concessão, que tem prazo de 13 anos, prevê a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública, com troca de luminárias por tecnologia LED em mais de 26 mil pontos. Ela também prevê a instalação de iluminação pública especial em 27 dos principais monumentos e marcos da cidade – como a Biblioteca Pública de Olinda, Catedral da Sé e o Palácio dos Governadores, o que valoriza não só o patrimônio histórico e cultural, como também fomenta a atividade turística na região.

O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da Caixa e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil e do Ministério das Cidades. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Elias Gomes (PT) anuncia Rafael Arruda(MDB), como seu vice em Jaboatão. Rafael foi da equipe de Anderson Ferreira(PL) quando esteve prefeito do Jaboatão

Por Luiz Gonzaga Jr – Hoje Pernambuco Como já havíamos anunciado anteriormente no Hoje Pernambuco, …