projeto-praia-sem-barreiras-garante-banho-de-mar-assistido-em-boa-viagem

Projeto Praia sem Barreiras garante banho de mar assistido em Boa Viagem

Pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos podem participar do projeto. (Foto: Divulgação/PCR)

A distância de 135 km, que separa Caruaru do Recife, não  foi  impedimento para que um grupo, formado por oito pessoas com deficiência e seus acompanhantes da Princesa do Agreste, participasse do Praia sem Barreiras neste sábado(09). O projeto é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, que oferece banho de mar assistido, em Boa Viagem, zona sul do Recife. O Praia Sem Barreiras conta ainda com o apoio do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Empresa de Turismo de Pernambuco(Empetur).

Josevânia Araújo mudou sua rotina neste sábado e confessou que momentos de lazer são poucos. Ela revelou que sua vida se restringe a deslocamentos diários para levar seu filho, Jheymes Araújo, 7 anos, com microcefalia, para atendimentos  médicos e fisioterapia. “Estou tão feliz em saber que hoje nosso passeio foi diferente e que meu filho hoje conheceu o mar e tomou banho com segurança”, disse ela.  Josevânia e os demais moradores de Caruaru chegaram ao Recife por meio de vans acessíveis do programa PE Conduz.

O banho de mar assistido do Praia sem Barreiras funciona  no Posto 07, na Avenida Boa Viagem,  esquina com a Rua Bruno Veloso, em Boa Viagem, das 8h às 13h, de sexta a domingo e também feriados. O objetivo do Praia sem Barreiras é garantir o acesso ao lazer,  possibilitando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

“A praia, apesar de ser um espaço democrático onde a diversão é  gratuita, não é fácil a locomoção da pessoa com deficiência,  por causa da areia”, ressalta Paulo Fernando, gerente da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura do Recife.  A experiência do banho de mar assistido ocorre por meio de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que permitem aos participantes o deslocamento da faixa de areia até o mar.  Ele ainda explica que desde o lançamento do Projeto Praia sem barreiras, em março de 2013, até a suspensão das atividades, que aconteceu em 2020 devido à pandemia, mais de 6 mil pessoas já viveram a experiência do banho de mar assistido, incluindo familiares e cuidadores.

Sandra Valéria Silva também é caruaruense e veio ao Recife na companhia do sobrinho. “Eu tenho dificuldade de locomoção por ter perdido os dedos dos pés em virtude da diabetes e apesar de não ter entrado no mar,  eu pude contemplar a praia e esse mar de pertinho, porque a esteira permitiu o acesso à faixa de areia”, disse.

Josivaldo José dos Santos disse que não conhecia o projeto e confessou que quando retornar a  Riacho das Almas, município vizinho a Caruaru, vai dizer o quanto seu dia foi especial. “Estou vivendo um dia maravilhoso e outras pessoas também precisam saber da existência desse importante projeto”, falou.

About Redação

Veja também

Deputado Federal Clodoaldo Magalhães(PV) propõe política nacional inspirada na atuação da vereadora Rebecca Regnier(PSD) em Jaboatão

A luta em defesa da orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhou repercussão nacional. O …