O Estado de Pernambuco recebeu, nesta segunda-feira (28) mais 165.250 doses de vacina da Astrazeneca/Fiocruz contra a Covid-19. As doses recebidas serão utilizadas na aplicação de seguno reforço (4º dose), que o Estado recomendou, neste momento, ao público acima de 65 anos.
A nova remessa, formada por 14 volumes, já está na sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) para separação dos montantes que serão encaminhados para os municípios nesta terça-feira (29).
Segunda as orientações do Ministério da Saúde (MS), para a imunização da segunda dos e e reforço, podem ser aplicadas as vacinas da Astrazeneca/Fiocruz, Janssen e Pfizer/BioNTech. A recomendação para ampliação da faixa etária elegível foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)
“Os gestores municipais irão receber esse novo quantitativo de doses de vacina para incremento da estratégia de reforço da imunização da população idosa. É importante oportunizar de maneira célere para que esta parcela da população, que em Pernambuco é formada aproximadamente por mais de 870 mil pessoas, possa ter mais essa barreira contra o vírus, que ainda está presente em nosso território”, destacou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Desde o início da campanha, em janeiro de 20221, o Estado pernambucanos já recebeu 21.139.293 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram 5.507.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.480.070 da Pfizer/BioNTech; 738.500 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 947.240 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 1.152.060 da Janssen.
Veja também
Peru Brasília Castillo suspende toque de recolher em Lima após diálogo com o Congresso
Indígenas acampam em Brasília contra Bolsonaro
Fonte: Folha PE