Tradicional agremiação ganha as ruas, nesta quinta-feira (7); gestão da cidade alinha estratégias que serão ampliadas até o Reinado de Momo
Publicado por: Analu Pereira, em: 06/09/23 às 8:51
Por Marcílio Albuquerque
Em encontro de planejamento estratégico, nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Olinda reuniu parte do secretariado para alinhar as ações referentes ao início da atividade carnavalesca 2024. O trabalho multidisciplinar entra em execução, já a partir desta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, quando ocorre o ensaio da tradicional Troça Carnavalesca Mista Pitombeira dos Quatro Cantos. O desfile, parte integrante do calendário de eventos da cidade, terá concentração a partir das 13h, na sede da agremiação, localizada na Rua 27 de Janeiro, com saída prevista às 16h, percorrendo as ruas do Sítio Histórico.
A reunião contou com a coordenação do prefeito Professor Lupércio e da Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo, tendo ao lado a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Sedeti), Mirella Almeida. “São ações integradas, voltadas para segurança, bem-estar e garantia da integridade dos olindenses e todos aqueles que visitam a nossa cidade. Nos preparamos para, mais uma vez, realizarmos o maior Carnaval do mundo. Nosso papel vai além, com um olhar atento para a limpeza das vias, mobilidade e geração de renda para os trabalhadores”, destacou Lupércio. Segundo o gestor, as ações vêm sendo trabalhadas com antecedência, ao longo de todo ano, assegurando o êxito. As estratégias serão ampliadas até o Reinado de Momo.
Na programação deste Sete de Setembro, feriado nacional, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda vai montar, a partir das 12h, seis pontos de controle de acesso, nas principais vias de circulação do Sítio Histórico. Os corredores contarão com uma média de 18 agentes para orientar moradores e turistas, abrangendo condutores e pedestres, sobre o trajeto que deverá ser seguido. Adicionalmente, outros pontos terão monitoramento, enquanto acontece o desfile da Pitombeira.
A força-tarefa vai desenvolver, também, com o efetivo da Secretaria Executiva de Controle Urbano, a desobstrução dos logradouros para quem vai acompanhar a troça, mantendo o ordenamento do comércio ambulante. Na composição, estarão 34 técnicos, seis carros e uma moto-patrulha. A Guarda Municipal dará apoio no esquema de segurança montado pela Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Apoio ao Turismo (Ciatur).
No corpo de atividades da Gestão Urbana, serão instalados 25 sanitários públicos extras, incluindo 10 unidades na orla. Para deixar a Marim dos Caetés ainda mais bela, um grupo especial de limpeza, com o acréscimo de 56 profissionais, atuará com a remoção de lixo e entulhos, abrangendo o decorrer do dia do desfile e se estendendo até às 5h da manhã seguinte. A iluminação pública também manterá três quadros mobilizados, já a Defesa Civil estará em três postos-chaves, com 10 plantonistas.
A Secretaria de Segurança Cidadã de Olinda, sob o comando do titular da pasta, Cel. Antônio Pereira Neto, vai garantir ao cidadão o trabalho com quatro viaturas, duas motocicletas e o incremento de mais 20 guardas. A finalidade é de sediar uma festa de paz e alegria, recebendo pessoas de todas as idades, além de evitar o registro de qualquer ato de irregularidade. Ainda no cronograma geral, com o apoio da Sedeti, será realizada a capacitação dos ambulantes. Já as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, farão parte com atividades sociais, de acolhimento e conscientização.
– SÍTIO HISTÓRICO
A Prefeitura de Olinda implantou um Colegiado de Administração do Sítio Histórico. A iniciativa, capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, tem como finalidade o mapeamento das principais demandas e a delegação de cada atividade às secretarias responsáveis. No escopo do trabalho, figuram iluminação, conservação e restauração do patrimônio, mobilidade, paisagismo e infraestrutura. O círculo, intersetorial, também chega com a missão de estabelecer o diálogo com os órgãos estaduais e federais que atuam no perímetro cultural, a exemplo da Secretaria de Defesa Social e o Iphan. O alvo está nas políticas públicas, em benefício de todos os cidadãos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda
Você precisa fazer login para comentar.