estudantes-de-sao-paulo-aportam-em-olinda,-conhecendo-a-cultura-dos-ritmos,-artesanato,-gastronomia-e-parte-da-historia-da-cidade

Estudantes de São Paulo aportam em Olinda, conhecendo a cultura dos ritmos, artesanato, gastronomia e parte da história da cidade

Atividade imersiva envolve diversas disciplinas e conta com cerca de 50 estudantes, do 9º Ano do Ensino Fundamental

Publicado por: Marcílio Albuquerque, em: 29/08/23 às 17:01

Estudantes do Ensino Fundamental II, da cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, realizam um trabalho de imersão e experiência criativa em Olinda. Os adolescentes, das turmas do 9º Ano, aportaram em Pernambuco para um roteiro de estudos sobre a história, cultura e sociedade, com previsão de cinco dias de extensão. Na Marim dos Caetés, muitos tiveram seu primeiro contato com a efervescência de ritmos, cores e produções da terra, criando memórias afetivas que reforçam o conhecimento.

O grupo é oriundo da Escola Castanheiras, instituição de ensino focada em inovação, considerada referência no país. Na comitiva estão cerca de 50 estudantes e mais quatro professores. Entre as atividades, o time conheceu a energia do maracatu, a beleza do artesanato, além da gastronomia local. Para reforçar a visita, uma trilha de encantamento, nas ladeiras do Sítio Histórico, rendeu muitos registros e aprendizado. O espaço Casa Criatura, localizado na tradicional Rua de São Bento, acolheu os meninos e meninas em suas dependências, dando-lhes a chance de confeccionar adereços e tocar instrumentos, sentindo assim a atmosfera do Carnaval de Olinda, uma festa conhecida internacionalmente. Não faltou animação, com os alunos ganhando as ruas em um desfile especial.

As atividades e roteiros têm coordenação pedagógica do historiador e turismólogo, Braulio Moura, que acompanha o grupo ao longo de toda a permanência. “É a oportunidade de entenderem as diferenças regionais, além da formação do Brasil com sua diversidade cultural e origens. Este intercâmbio permite a troca de saberes com mestres da cultura local, o contato com o patrimônio material, imaterial e a gastronomia olindense”, explicou. Segundo ele, na grade de conteúdo, figuram a história de Pernambuco, o Brasil holandês, barroco, sociedade, geografia humana e atualidades. A iniciativa também é acompanhada por equipes técnicas da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, da Prefeitura de Olinda.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Novo duelo entre Lula Cabral e Keko do Armazém para presidente da Câmara do Cabo de Santo Agostinho

A política do Cabo de Santo Agostinho vive mais um capítulo de embate entre dois …