programa-conexoes-realiza-aula-inaugural-do-curso-de-desenvolvimento-web-para-jovens

Programa Conexões realiza aula inaugural do curso de desenvolvimento web para jovens

Prefeito João Campos participou de solenidade que marca o início da capacitação da 3ª turma. Ao todo, 25 jovens vão estudar gratuitamente desenvolvimento web. (Foto: Edson Holanda/PCR)

A 3ª edição do Programa Conexões Periféricas realizou a aula inaugural de nova turma na noite desta terça-feira (22) no bairro da Ilha do Leite. A iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada por meio da Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), viabiliza, gratuitamente, um curso de desenvolvimento web para jovens de grupos sociais vulneráveis e sub-representados com o intuito de democratizar e estimular o acesso ao universo da tecnologia. Nesta segunda turma da 3ª edição, 25 jovens foram selecionados dentre mais de 700 inscritos. O prefeito do Recife, João Campos, esteve na aula e fez um discurso de recepção aos alunos.

“Hoje eu fiz questão de vir aqui porque é muito importante estarmos em eventos como este. Aqui a gente fala de muita coisa que tem valor simbólico e valor efetivo. Esse edital tem uma cota de participação de 70% para a juventude negra – a nossa juventude que muitas vezes é sub-representada em espaços de poder e de formação. É muito importante quando a gente garante, nas políticas públicas da cidade, as correções e garantias de direitos históricos”, declarou João Campos na ocasião.

O Conexões Periféricas é realizado desde 2018 em parceria com a empresa ThoughtWorks (TW). Neste ano, o programa passou também com a parceria do Governo Britânico, através do UK-Brazil Tech Hub, e da organização social FA.VELA.

A cerimônia de abertura do programa aconteceu na sede da empresa ThoughtWorks, com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, Adynara Gonçalves, o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, a cônsul britânica, Larissa Bruscky, e a representante do FA.VELA Ludmila Correa. Além disso, também estiveram presentes colaboradores da TW.

O objetivo do programa Conexões Periféricas é formar jovens de 16 a 29 anos em desenvolvimento web. Das 25 vagas disponibilizadas por cada turma, 70% delas são reservadas para candidatos negros, pessoas LGBTQIA e pessoas com deficiência. No processo seletivo, são levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero e fator socioeconômico.

O Conexão Periféricas tem carga horária de 80 horas-aula e acontecerá presencialmente em três encontros semanais, das 18h às 20h, na sede da ThoughtWorks em Recife. A empresa está localizada no Empresarial Charles Darwin, na Rua Senador José Henrique, número 231, no bairro da Ilha do Leite. Os jovens participantes receberão uma bolsa incentivo no valor de R$ 300, cartão de transporte para deslocamento até o curso e atendimentos individuais com profissionais de psicologia para apoio psicossocial durante o curso, caso desejem.

CONEXÕES PERIFÉRICAS – A primeira turma da 3ª edição do Programa Conexões Periféricas foi concluída em junho deste ano. Desde 2018, o Programa Conexões Periféricas já beneficiou mais de 100 jovens recifenses de grupos sociais vulneráveis e sub-representados. Cada edição abre inscrição para o preenchimento de 25 vagas. 

SERVIÇO:

O quê: Aula inaugural do Programa Conexões Periféricas – segunda turma da 3ª edição 

Quando: terça-feira (22), das 18h às 20h

Onde: Sede da empresa Thoughtworks Brazil, no 15º andar do Empresarial Charles Darwin – Rua Senador José Henrique, 231, Ilha do Leite. 









About Redação

Veja também

Rosana Melo consolida sua trajetória como um dos principais nomes do mercado imobiliário recifense em 2025

Com mais de 25 anos de atuação, a corretora Rosana Melo @rosanamelocorretora se destaca como …