A iniciativa da Prefeitura contará com palestra do arquiteto e urbanista Marcelo Brito e da Banda Sinfônica do CEMO, a partir das 17h, com entrada gratuita
Publicado por: Redação da Secom, em: 15/08/23 às 12:01
Por: Sandro Barros / Secom Olinda
A Biblioteca Pública de Olinda recebe a terceira edição do Projeto Patrimônio em Movimento, no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado em 17 de agosto como forma de homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco. A iniciativa é realizada pela Prefeitura Municipal e terá uma palestra do arquiteto e urbanista Marcelo Brito e da Banda Sinfônica do CEMO, a partir das 17h, com entrada gratuita.
O projeto Patrimônio em Movimento, encabeçado pela Secretaria Executiva Municipal de Patrimônio, nasceu com o objetivo de impulsionar ações de valorização e educação patrimonial em Olinda, destacando as potencialidades e relevância cultural presentes em todo o acervo físico e imaterial do município com atividades participativas, junto à população, em uma jornada de descoberta e apreciação da nossa história e identidade cultural.
Na palestra, o convidado abordará o tema “Estratégias para capacitação local em Gestão do Patrimônio Cultural: Patrimônio, Desenvolvimento Urbano e Turismo como referências”. Marcelo Brito irá trazer referências de iniciativas produzidas no Brasil e em Portugal, que apontam caminhos para fomentar a preservação patrimonial.
A programação cultural fica por conta da Banda Sinfônica do CEMO, que levará ao público muito frevo, maracatu, caboclinho, samba e música erudita.
Sobre a Biblioteca Pública de Olinda
Criada em 1830 por meio de um decreto imperial de Dom Pedro I, a atual biblioteca teve sua primeira alocação no Convento de São Francisco. Este patrimônio tem uma arquitetura singular dentro do Sítio Histórico de Olinda. Em 09 de dezembro de 2023, o espaço completará 193 anos de história e tradição. Mantendo um acervo de livros com destaque para escritores locais. O conjunto é rico em obras de Literatura Nacional e portuguesa.
Sobre o Palestrante
Marcelo Brito, arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1983, tendo ainda se especializado em temas relacionados à gestão pública, à restauração de patrimônio em cooperação cultural.
É Doutor em Gestão Urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Espanha, em 1992, tendo realizado pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri, em 2007, onde desenvolveu projeto de pesquisa sobre “Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento”, premiado internacionalmente. Iniciou sua vida profissional em Olinda, Pernambuco, na FCPSHO (Fundação Centro de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda), quando participou da formulação do Projeto-Piloto de Olinda, de 1984 a 1986, voltado para a recuperação e revitalização dos seus sítios históricos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda