roda-de-dialogo-em-olinda-promove-debate-contra-o-racismo-dentro-das-salas-de-aula

Roda de Diálogo em Olinda promove debate contra o racismo dentro das salas de aula

Docentes da Escola Shekiná participam de debate para a conscientização antirracismo

Publicado por: Alice Mafra, em: 03/08/23 às 9:34

A Secretaria de Educação de Olinda, em parceria com a Divisão de Educação Étnico-Racial, realizou nesta quarta-feira (02.08) na Escola Shekiná, localizado em Ouro Preto, uma roda de diálogo educativo com o tema “Autoestima da Criança Negra: Beleza e Empoderamento”.

O evento teve como objetivo discutir a importância da Lei 10639/03 e 11435/08, que trata da obrigatoriedade de debater a história e cultura da África e dos Povos Originários Brasileiros com o corpo docente, e reconstruir a identidade e autoestima das crianças e adolescentes que enfrentam o racismo no ambiente escolar. A iniciativa também buscou conscientizar e capacitar os professores a lidarem com a diversidade em sala de aula.

A roda de diálogo teve início com a leitura do poema “Clamor Negro” de Odailta Alves e trouxe para o debate as vivências relatadas pelos próprios professores dentro das escolas. “Nós, professores de educação, temos o dever de defender e ensinar a cultura antirracista para nossas crianças”, explicou a palestrante Verônica Santos, professora e integrante da rede de mulheres negras de Pernambuco, ressaltando a importância desse diálogo para promover a igualdade racial e o empoderamento das crianças negras na sociedade brasileira.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Getúlio Belém Presidente da Câmara do Jaboatão lidera comitiva de cerca de 24 vereadores em apoio ao projeto de Eduardo da Fonte para o Senado

O presidente da Câmara Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Getúlio Belém, lidera nesta sexta-feira (14) …