Etapa principal dos trabalhos, correspondente à implantação do “tabuleiro” sobre o Capibaribe, deve ser concluída até o final do ano. Com a conclusão da segunda fase, que inclui a ligação com o solo, a ponte será entregue no primeiro semestre de 2024 (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)
As obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruzará o Rio Capibaribe para interligar os bairros da Iputinga e do Monteiro, chegaram a 80% de conclusão. O percentual se refere à etapa principal dos trabalhos, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio, que ficará pronta no final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população. O prefeito João Campos vistoriou a obra nesta segunda-feira (24).
“Nós temos 27 pontes na cidade, sem contar os pontilhões. E essa será a 28ª. É uma grande obra e, além da ponte, também vamos construir um sistema viário novo com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe. O sistema viário dará o acesso à ponte dos dois lados e viabilizará também o acesso das pessoas com qualidade”, disse o prefeito durante a visita.
A intervenção está sendo realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. A ponte mede 170 metros de extensão, 20 m de largura e 12 m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.
No momento, a obra está na fase de implantação das aduelas de concreto nos dois sentidos. São peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação, já que estão sendo concretadas com o método de balanços sucessivos. Com o avanço na colocação das aduelas, o primeiro encontro entre os dois lados da ponte deverá acontecer em setembro e a conexão será completada até outubro. Em seguida, começam os trabalhos em cima do tabuleiro, como o asfaltamento e a implantação dos passeios, guarda-corpos e ciclovia. Por fim, serão feitas as conexões com o solo, usando a
Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.
técnica da terra armada.
A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe nesta região são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.
Por exemplo, a nova ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (via Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km. Motoristas indo do