mutirao-de-pintura-marca-inicio-da-transformacao-de-comunidade-em-beberibe

Mutirão de pintura marca início da transformação de comunidade em Beberibe

Atividade promovida pelo programa Mais Vida na Rua do Anil coloriu cerca de 50 casas, dando a largada para diversas melhorias que transformarão a área nos próximos três meses (Foto: Uenni/PCR)

Na manhã deste sábado (15), a Rua do Anil, no bairro de Beberibe, ganhou um colorido especial com o mutirão de pintura promovido pelo programa Mais Vida, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, em parceria com as Tintas Coral. Com a participação ativa dos moradores e o apoio de diversas secretarias da Prefeitura do Recife, cerca de 50 casas receberam novas cores, fortalecendo o orgulho e o pertencimento à comunidade.

O mutirão de pintura foi apenas o começo de uma série de melhorias que transformarão a área nos próximos três meses. A secretária executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes, explica que a iniciativa vai além de colorir fachadas. “É mais uma oportunidade de conexão entre o poder público e os moradores, um momento olho no olho que nos permite ouvir suas histórias e trabalhar em conjunto por uma transformação que vai além das tintas. A iniciativa deixa a comunidade mais bonita e colorida, mas não paramos por aqui! Seguiremos oferecendo serviços, oficinas e melhorias na infraestrutura”, explica ela.

Os voluntários também mostraram entusiasmo em fazer a diferença. Jenisson Silva, um dos participantes, expressou como foi contribuir com o mutirão. “Participar de uma ação que beneficia os moradores é uma experiência maravilhosa e espero que chegue na minha comunidade. Hoje eu sou voluntário aqui, mas quando chegar à minha comunidade, com certeza, eu também vou colocar a mão na massa”, disse ele, irradiando um sorriso de satisfação.

Além da pintura das casas, a ação ofereceu atividades como contação de histórias para as crianças e uma animada orquestra de frevo, que saiu percorrendo a rua para chamar a atenção dos moradores e agregar ainda mais alegria ao evento. O mutirão também contou com a colaboração das secretarias de Infraestrutura, Turismo, Saúde, Mulher, Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Governo e Participação Social, Juventude, assim como das autarquias Emlurb e URB, e da equipe do programa ProMorar, que se uniram para ajudar a mudar a cara da comunidade, auxiliando na pintura das casas junto com os moradores.

Entre uma pincelada e outra, a moradora Patrícia Fernanda ressaltou o valor da união e se mostrou encantada com a iniciativa. “A união faz a força, né? A rua ganha vida, o bairro fica mais alegre e colorido! É algo que traz ainda mais felicidade”, disse entusiasmada.

PROTEÇÃO CONTRA DESLIZAMENTOS – O investimento de R$ 3,8 milhões nas obras realizadas na encosta da Rua do Anil, no bairro de Beberibe, trouxe segurança e tranquilidade aos moradores. Entregue em março deste ano, a intervenção da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) beneficiou 58 famílias, totalizando a proteção de mais de 300 pessoas. Com serviços de contenção, drenagem e estabilização de encosta, a URB construiu dois muros de arrimo em uma área superior a 2 mil m², além de instalar 2,8 mil m² de tela argamassada e realizar obras de drenagem. Adicionalmente, foram executadas muretas de proteção com 200 m² e muretas de cravação com 150 m². Essas melhorias estruturais garantem a segurança e a qualidade de vida dos moradores.

PROGRAMA MAIS VIDA – Criado em 2016, é uma política pública de inovação e resiliência urbana que busca reinventar a cidade e combater a desigualdade socioespacial. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável, o protagonismo comunitário e a melhoria do espaço urbano para as crianças nas 545 comunidades de interesse social do Recife. Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de 54 mil habitantes, atendendo a 58 comunidades até junho de 2023. Muito além dos números, um dos seus principais resultados é a mudança que vem provocando na relação de crianças e adultos com os espaços urbanos e com o meio ambiente. Internacionalmente reconhecido pela ONU-Habitat, Child in The City, Urban 95 e Bernard Van Leer Foundation, o Mais Vida serve de inspiração para outras cidades adotarem estratégias semelhantes. É um exemplo de iniciativa que busca criar uma cidade inclusiva e voltada para o bem-estar de todos.

About Redação

Veja também

Prefeitura do Recife engana moradores de Setúbal/Boa Viagem com “obra” inexistente

Trecho do Canal de Setúbal por traz da Escola Americana está se tornando nova Cracolândia …