olinda-participa-da-23a-edicao-da-fenearte,-a-partir-desta-quarta-feira

Olinda participa da 23ª edição da Fenearte, a partir desta quarta-feira

Serviços de diversas secretarias serão ofertados, como as de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Turismo

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 04/07/23 às 14:52

A Prefeitura de Olinda participa de mais uma edição da Feira Internacional de Artesanato de Pernambuco (Fenearte). A abertura do evento, no Centro de Convenções, no bairro de Salgadinho, está marcada para esta quarta-feira (5/7) e segue até o dia 16 de julho. O stand da Secretaria Executiva de Turismo de Olinda ficará na rua 14, número 373, e contará com artesãos da cidade que irão expor seus produtos e fazer negócios.

“O espaço será sinalizado com uma arte dos casarios de Olinda e mobiliário sustentável. O artesanato exposto terá destaque para as famosas artes da casca de cajá.”, afirma Aiane Siqueira, Secretária Executiva de Turismo de Olinda.

A Secretaria de Saúde de Olinda, junto à Vigilância Sanitária e PNI, irá disponibilizar aos trabalhadores da feira atendimento em um stand localizado no pavilhão, serviços de auriculoterapia e ventosaterapia, por demanda espontânea, das 15h às 20h. Já o público visitante poderá atualizar a caderneta de saúde com a vacina da Covid-19 e da Influenza. “É importante que a população se divirta mas também esteja atenta à saúde. Nossa equipe também irá monitorar a qualidade dos alimentos ofertados na praça de alimentação e proporcionar mais segurança aos visitantes”, reforça Fernando Moreira, diretor de Vigilância em Saúde de Olinda.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SDSDH, em parceria com o Governo do Estado, realiza o Espaço de Proteção, FENEARTE CIDADANIA, que tem como proposta principal o enfrentamento ao trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a venda de bebidas alcoólicas para o público infanto-juvenil, buscando atuar de forma integrada em parceria com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, consolidando o trabalho de enfrentamento às violações de direitos vivenciadas por crianças e adolescentes no município de Olinda, em consonância com o Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador.

Para isso, a Gestão Municipal disponibilizou mais de 30 profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores físicos. “Durante os 12 dias de evento pretendemos atender, diariamente, com uma estrutura especial para acolher os filhos dos trabalhadores formais e informais, cerca de 100 crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos de idade. Além de garantir proteção integral, o espaço irá oferecer atividades culturais, pedagógicas, recreação e lanches.”, garante Fernanda Barreto, diretora de Assistência Social de Olinda.

Para o ano de 2023, a Secretaria Executiva da Assistência Social articula serviços e


oficinas dentro das diversas políticas municipais, principalmente, Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, entre outras e parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude e articulação com o Município de Olinda, além da parceria com a Universidade Uninassau de Olinda, para o desenvolvimento do Espaço de Proteção que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social durante o período da Fenearte.

O Espaço Cidadania tem o objetivo de promover a garantia de direitos das crianças e adolescentes, bem como, ofertar atividades que promovam a integração social, cultural, lúdica, desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, bem como o monitoramento e prevenção de situações que potencialmente possam configurar forma negligência, discriminação ou violência contra esse público em razão da grande circulação de pessoas no grande evento estadual.

A ação foi possível graças à parceria com o Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Diretoria de Proteção Social Especial de Olinda e a Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Olinda

About Redação

Veja também

Justiça suspende punição disciplinar contra delegada da Polícia Civil em Pernambuco. “É fundamental diferenciar críticas institucionais de condutas que caracterizem difamação”

Em mais um caso polêmico que a Governadora do Estado de Pernambuco,Raquel Lyra, nao se …