emlurb-participa-do-sao-joao-com-acoes-do-recife-limpa

Emlurb participa do São João com ações do Recife Limpa

A autarquia conta com o apoio ambiental do grupo Orizon, juntamente com a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), empresa VerdiEra Sustentabilidade e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), estará presente e atuante durante a programação do São João do Sítio da Trindade deste ano com ações do Recife Limpa, envolvendo os catadores de materiais recicláveis da cidade. 

A autarquia conta com apoio financeiro e ambiental do Grupo Orizon em articulação com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores). O trabalho acontece nesta sexta-feira (23), sábado (24) e domingo (25), e também nas próximas quarta, quinta e sexta.

Haverá uma estrutura de ecoponto envolvendo a coleta de material reciclável desde o pátio, pontos específicos de recebimento de materiais recicláveis e orientação aos presentes no Sitio da Trindade para a correta destinação e direcionamento dos resíduos recicláveis gerados, desde os forrozeiros aos comerciantes da área. A ideia é incentivar a coleta seletiva pelos munícipes, com o aumento da quantidade de resíduos recicláveis coletados, fazendo com que a população reconheça a importância de aderir ao sistema de coleta seletiva da cidade e o papel do profissional catador na execução deste serviço.

Os catadores cooperados atuantes nesta ação,  além de beneficiados pela prestação de serviço ao evento, também poderão comercializar esses materiais com o Grupo Orizon, envolvendo valores atrativos.

Serão 78 catadores envolvidos, trabalhando das 17h a 1h da manhã, e cada qual receberá pagamento pela prestação de serviço, além de uniforme, EPI, transporte e alimentação durante seis dias de evento.

A ideia é que os recifenses conheçam os atores da coleta seletiva e que as estações e ecopontos sejam pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis durante o evento, principalmente embalagens de bebidas, comidas, plásticos, metais, vidro, papel, papelão e outros.

O ecoponto contará com a presença de catadores cooperados realizando a coleta e a triagem dos materiais para que sejam inseridos na cadeia circular da reciclagem ao invés de serem apenas direcionados para os aterros.

About Redação

Veja também

O “capilé” foi pra vice: Gilson Machado (PL) joga pra vice Leninha os R$6 milhões recebidos do fundo eleitoral

Após a publicação do Hoje Pernambuco sobre os R$6 milhões em recursos eleitorais divulgados no …