Prefeitura do Recife colaborou enviando mensagens via Whatsapp para as regiões onde os recenseadores não conseguiam chegar, solicitando o apoio da população para atender às equipes e responder os questionários
Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (16), na sede da Prefeitura do Recife, com o controlador-geral do município, Ricardo Dantas, e sua equipe. O objetivo do encontro foi agradecer o apoio do município na realização da coleta do Censo Demográfico 2022 no município, cujos resultados da população geral estão sendo finalizados e devem ser divulgados no fim deste mês.
“Desde 2019 que começamos as primeiras parcerias com o município e foi fundamental esse apoio, pois queríamos reduzir a ausência e recusa, já que um dos principais desafios para a conclusão do Censo 2022 foi o número alto de recusas para responder ao questionário”, ressaltou Gliner Dias Alencar, superintendente estadual do IBGE. O gestor ainda destacou que, para reverter essa situação, o apoio do município foi fundamental.
A Prefeitura do Recife colaborou com o IBGE emitindo mensagens pelo Whatsapp para a região onde o recenseador não conseguia chegar. A mensagem solicitava a colaboração da população para atender às equipes do censo e responder os questionários que são essenciais para o resultado da pesquisa, que busca retratar as condições de vida e características da população em todo o território nacional, servindo de base principalmente para a criação e atualização de diversas políticas públicas.
O IBGE encaminha ao Tribunal de Contas da União (TCU) os dados populacionais resultantes da coleta do Censo Demográfico e, com essas informações, o TCU calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e fiscaliza a entrega dos respectivos recursos.