O Observatório de Turismo do Recife (OTREC) é uma política pública implementada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Foto: Divulgação)
Um marco importante foi alcançado pelo Observatório de Turismo do Recife (OTREC), no início desta semana. Durante o VII Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), evento que reuniu representantes de observatórios de todo país, Recife foi escolhido para compor a diretoria da Rede. O Encontro da RBOT, que aconteceu em São Luís, no Maranhão, representa o que é de mais essencial entre os Observatórios espalhados pelo Brasil: promover e fomentar o desenvolvimento do turismo nacional.
Quem representou o Recife foi a gestora e pesquisadora do OTREC, Manuella Oliveira, que, na ocasião, foi eleita diretora regional e responsável por representar a região Nordeste na Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. A eleição demonstra o potencial do Observatório de Turismo do Recife como referência na região. Com a eleição da diretoria, a RBOT ganha uma estrutura de governança que permitirá uma atuação mais organizada, direcionada e alinhada aos objetivos de fortalecer o turismo como um setor estratégico para o país.
A formação da primeira diretoria da RBOT é um marco importante no amadurecimento da Rede. Essa nova estrutura de gestão visa fortalecer a atuação dos observatórios de turismo em todo o país, promovendo uma cooperação mais ampla e efetiva entre eles e impulsionando o desenvolvimento do setor turístico de forma embasada em dados.
RBOT – A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo reúne observatórios de turismo em todo o território nacional, buscando fomentar o turismo planejado e gerido com base em informações e análises sólidas.