Sob a coordenação do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria Nacional da Juventude, a Caravana Participativa acontece em todo o país com o objetivo de discutir políticas públicas para a juventude negra (Foto: Divulgação)
A Secretaria Executiva da Juventude (Sejuv) representou a Prefeitura do Recife no quinto encontro das Caravanas Participativas, coordenadas pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional da Juventude. Os encontros têm como objetivo debater a construção do Plano Juventude Negra Viva. No Recife, a Caravana Participativa aconteceu no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos dias 1 e 2 de junho.
De acordo com o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro, Recife já realiza um trabalho que pode ser equiparado à proposta do Governo Federal. Um deles é o Plano Municipal da Juventude, que, juntamente com a sociedade civil, monitora as políticas públicas e pensa em iniciativas para os jovens da cidade. Outra iniciativa municipal é o Grupo de Trabalho Juventude Negra por Direitos, que faz parte do Comitê de Políticas Públicas para a Juventude, que reúne órgãos prioritários para debater a política pública sob a perspectiva da condição de vida da população negra em Recife.
“A iniciativa do Governo Federal de debater, através de um Grupo de Trabalho interministerial, um plano voltado para a população jovem negra do Brasil, nos traz esse espelhamento de experiência. E nos faz pensar em como podemos potencializar o nosso GT Juventude Negra Por Direitos para, no processo de escuta com a sociedade civil, estruturar ideias e pensar em propostas que promovam a qualidade de vida da população jovem negra do Recife”, ressaltou o secretário executivo.
O Plano Juventude Negra Viva do Governo Federal pretende abordar temas como segurança pública, mercado de trabalho, educação e acesso à cultura, saúde, justiça e direito à cidade. No entanto, o principal foco é apresentar ações para a redução da letalidade entre os jovens negros no país. As contribuições das Caravanas Participativas realizadas em todo o país serão reunidas e avaliadas pelo grupo interministerial. O Plano Juventude Negra Viva está previsto para ser lançado até o final deste ano.