Filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho foi exibido no Teatro do Parque, na manhã desta terça-feira (6), com a presença do prefeito do Recife, João Campos (Foto: Iggor Gomes/Arquivo PCR)
Depois de ter a sua estreia mundial realizada na Seleção Oficial da 76ª edição do Festival de Cannes em maio, Retratos Fantasmas, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi exibido numa sessão fechada no Recife, no Teatro do Parque, nesta terça-feira (6). O prefeito João Campos, o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Melo, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto, acompanharam a projeção ao lado de Kleber Mendonça Filho. O documentário, que será lançado nos cinemas brasileiros no segundo semestre deste ano pela Vitrine Filmes, conta a história do centro do Recife a partir da história das suas salas de cinema.
“Estou aqui no Teatro do Parque, esse grande ativo cultural e histórico da nossa cidade. A gente hoje vai ter uma mostra especial do novo filme de Kleber Mendonça, um grande cineasta brasileiro, pernambucano e recifense com filmes consagrados como Som ao Redor, Aquarius e Bacurau. Esse filme foi selecionado para a mostra de Cannes, foi um dos quatro filmes que foram apresentados lá. E hoje a gente está participando dessa sessão fechada aqui no Teatro do Parque. Uma produção que trata da nossa cidade e dos cinemas da nossa cidade”, disse João Campos na entrada do Teatro do Parque.
De acordo com o diretor de Retratos Fantasmas, a expectativa é que o filme seja exibido em salas comerciais e não comerciais da cidade ainda no segundo semestre deste ano. “Agradeço a presença do prefeito. É muito bom exibir o filme nesta sessão fechada, mas daqui a pouco a gente vai fazer uma sessão importante para o filme aqui no Recife. Os filmes pernambucanos e os nossos filmes têm encontrado um espaço muito bom no circuito comercial do Recife, mas talvez melhor ainda no circuito não comercial do Recife. E o São Luiz e o Cinema da Fundação têm tido um papel importantíssimo nisso. Recife é uma cidade muito particular porque nem todas as cidades do mundo têm um São Luiz e um Cinema do Parque. A gente tem uma configuração muito particular de como a cidade e o estado olham a cultura”, comentou Kleber.
O Retratos Fantasmas foi produzido por Emilie Lesclaux, a direção de fotografia é de Pedro Sotero e a montagem é de Matheus Farias. E CinemaScópio é a empresa produtora do filme.